O viaduto da BR-163 localizado na altura de São José do Cedro está concluído e foi aberto ao tráfego a partir desta sexta-feira (15). A obra era uma das mais aguardadas pelos usuários da rodovia e moradores da cidade, uma vez que trará mais segurança e fluidez ao trecho.
As pistas de acesso ao viaduto, que possuem cerca de 1 km de extensão, receberam pavimento de concreto, mais durável e seguro, além de sinalização, dispositivos de segurança e novo sistema de drenagem. O conjunto de intervenções no trecho prevê ainda a entrega de duas rotatórias de acesso a São José do Cedro, uma delas já em fase de acabamento. Até o momento, as atividades de recuperação do viaduto e seu entorno, implantação e recuperação de vias marginais e elaboração de projetos receberam investimentos de R$ 21 milhões.
Compõe o escopo do trabalho a recuperação das marginais de acesso à cidade, vias que totalizam cerca de 5 km. A TORC mantém diferentes frentes para execução desse trabalho, cada qual em estágios diferentes de avanço. A previsão é a de que as atividades sejam concluídas em meados de novembro.
Próxima etapa
Os trabalhos de recuperação da BR-163 continuarão avançando após a conclusão dessa primeira frente de trabalho. A TORC dará sequência à revitalização da rodovia a partir de Guaraciaba, com execução do pavimento de concreto sobre o asfalto existente na pista principal, alargamento de pistas em trechos críticos e melhorias em toda a infraestrutura da via, caso de sinalização, dispositivos de segurança e drenagem. Essa fase prevê a execução de obras em um trecho de 20,6 km da BR-163.
O contrato assinado entre a TORC e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prevê a execução de obras de ampliação da capacidade, restauração e eliminação de pontos críticos da BR-163 num trecho de 47,6 km, entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira.
Dentre as melhorias previstas destaca-se a recuperação e modernização do pavimento, com a execução de pavimento de concreto sobre o asfalto existente, gerando maior desempenho e durabilidade. Além disso, haverá a implantação de terceiras faixas em pontos estratégicos e adequações no traçado, obras que aumentarão os padrões de segurança e fluidez em uma rodovia com tráfego intenso de veículos de carga. Estão previstas ainda a construção de vias laterais, intervenções em interseções e acessos, paradas de ônibus, travessias urbanas e implantação de obras de arte especiais.
Sobre a TORC
A TORC atua no setor de construção pesada há 55 anos. Com sede em Belo Horizonte (MG) e unidades de negócios em diversos estados brasileiros, a empresa desenvolve e executa projetos de rodovias, ferrovias, viadutos, barragens e demais obras de infraestrutura. Também está presente no setor de concessões rodoviárias, construção civil e armazenagem.
Comentários