A matemática ainda mantém o Inter vivo na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, mas a probabilidade de a taça ficar com o Palmeiras aumentou. Isso é o que diz a projeção feita pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em probabilidades no futebol. De acordo com o estudo, o Colorado tem 5,6% de chances de ser tetra campeão brasileiro.
A nova projeção indica um aumento de 0,2% em relação à feita antes da 26ª rodada do Brasileirão. O Inter agora é o segundo time com mais chance de ser campeão, superando o Flamengo, que aparece com 4,1%.
O problema é que o Palmeiras aumentou suas possibilidades. Antes da vitória sobre o Juventude e dos tropeços de Flamengo e Corinthians, que iniciaram a rodada como segundo e terceiro colocados, respectivamente, o Alviverde tinha uma probabilidade de ser campeão em 75,6%. Agora, esse índice aumentou para 83,2%.Depois de paulistas e gaúchos, aparecem ainda com chances de titulo acima de 1%: Flamengo (4,1%), Fluminense (3,9%), Athletico-PR (1,7%) e Corinthians (1,3%).
Se para tirar o título do Palmeiras as chances do Inter são pequenas, a vaga na Libertadores está praticamente garantida. O Colorado tem 93,3% de possibilidade de obter a classificação para disputar a maior competição do continente, de acordo com a UFMG.O Brasileirão tem seis vagas fixas para a Libertadores, mas esse número deve ser ampliado. Finalistas da edição deste ano, Flamengo e Athletico-PR estão atualmente entre os seis primeiros, o que no momento abre vaga para o sétimo colocado Atlético-MG.
Na Copa do Brasil, três dos semifinalistas fazem parte do G-6 atualmente: Flamengo, Fluminense e Corinthians. Apenas o São Paulo, atual 13º, não tem vaga na Libertadores via Brasileirão no momento. O Tricolor Paulista também está na decisão da Sul-Americana, cujo o título vale vaga na edição do maior torneio continental de 2023.As chances de título do Brasileirão:
Palmeiras: 83,2%Inter: 5,6%
Flamengo: 4,1%
Fluminense: 3,9%
Athletico-PR: 1,7%
Corinthians: 1,3%
Chance de Libertadores à Libertadores
Palmeiras: 99,9%Inter: 93,3%
Flamengo: 90,4%
Fluminense: 90,9%
Athletico-PR: 79,5%
Corinthians: 77,9%
Comentários