A informação é da secretária de Saúde de Tunápolis, Clair Pohlmann. Segundo ela, o projeto tem como objetivo facilitar o acesso a exames preventivos e atendimentos médicos, buscando fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, principais causas de mortalidade feminina.
Clair explica que entre os serviços disponibilizados estão exames de mamografia, preventivo (Papanicolau) e orientações sobre saúde da mulher. Ela ressalta que a unidade percorre vários municípios de Santa Catarina com uma periodicidade de aproximadamente dois anos, com isso, Tunápolis será contemplado novamente em 2026. A iniciativa reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, fundamentais para a qualidade de vida feminina.
A secretária esclarece que a população pode buscar maiores informações diretamente na Secretaria de Saúde do município.
Em 2024, em parceria com o município de Iporã do Oeste, foram realizados 100 exames de mamografia e 93 exames preventivos (Papanicolau). Em 2025, foram realizadas 33 mamografias.
"Esses números refletem a continuidade dos atendimentos e o impacto positivo da Unidade Móvel “Saúde Mulher”. O atendimento é gratuito e representa um avanço na promoção da saúde pública, garantindo que mais mulheres tenham acesso a exames essenciais”, afirma.
Comentários: