O município de Tunápolis está prestes a alcançar um marco histórico: a finalização do seu primeiro Plano Diretor. A informação é do Secretário de Administração, Planejamento e Finanças de Tunápolis, Sérgio Eidt. Após 36 anos de emancipação político-administrativa, a cidade dá um passo decisivo rumo ao planejamento urbano estruturado, com foco no crescimento ordenado, sustentável e participativo.
A 4ª audiência pública será realizada no dia 29 de abril, 19h, no Auditório do Sicoob Creditapiranga. Será a última etapa com participação popular.
O Plano Diretor é um instrumento previsto no Estatuto da Cidade e tem como principal objetivo orientar o desenvolvimento urbano e rural de forma equilibrada, levando em consideração aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais.
Conforme Sérgio Eidt, desde o início do processo de elaboração, a administração municipal optou por uma abordagem participativa. Oficinas comunitárias, reuniões com lideranças locais, questionários e audiências públicas foram promovidas com o intuito de ouvir a população e compreender as necessidades e expectativas dos diferentes setores da sociedade tunapolitana.
Além do Plano Diretor, Tunápolis está em fase de conclusão de outros dois documentos estratégicos: o Plano de Mobilidade Urbana e o Estudo Socioambiental. Ambos os estudos foram desenvolvidos de forma integrada, com base em diagnósticos técnicos e análises de dados geográficos e demográficos, garantindo que as propostas estejam alinhadas entre si.
Com a fase final de revisão e ajustes técnicos em andamento, a expectativa é que o Plano Diretor seja oficialmente apresentado e aprovado nas próximas semanas. Após a aprovação pela Câmara de Vereadores, o município poderá iniciar a implementação das diretrizes e metas estabelecidas, com ações a curto, médio e longo prazo
Comentários: