A primeira fase do Gauchão termina neste sábado (12), com a realização de todas as partidas no mesmo horário, às 16h30min. Falta ser definida a quarta equipe classificada às semifinais, além dos confrontos que antecedem a grande decisão. Ypiranga, Grêmio e Inter estão garantidos. Novo Hamburgo, São Luiz, Brasil-Pel, Caxias e São José disputam a última vaga.
Na parte debaixo da tabela, há a indefinição quanto ao segundo clube rebaixado à Divisão de Acesso. Caxias, São José, Aimoré, Juventude e União-FW lutam para não fazer companhia ao Guarany-Ba, que não tem mais o que fazer contra a queda. São Luiz, Caxias, Aimoré e União-FW brigam também por vaga na Série D em 2023. O Novo Hamburgo já está classificado.
Veja os detalhes das partidas:Grêmio x Ypiranga
Jogo que vale a liderança e, por consequência, vantagem de decidir em casa nas fases seguintes. Dentro de campo, o time de Erechim não contará com o volante Falcão, suspenso. O lateral-direito Gedeílson não tem presença confirmada. No Tricolor, o técnico Roger Machado promoverá mudanças. Rodrigues e Bitello são os mais cotados para iniciarem como titulares. Recuperado de lesão, Ferreira também pode ser novidade.
Data: 12/3 (sábado)
Horário: 16h30min
Local: Arena, em Porto Alegre
Arbitragem: Érico de Carvalho, auxiliado por Artur Preissler e Otávio Legramanti
Transmissão: Premiere
O Colorado entra em campo de olho na liderança, mas depende de uma vitória do Grêmio contra o Ypiranga, além de uma goleada sobre o rebaixado Guarany-Ba. Alexander Medina não terá Taison e Wesley Moraes, suspensos, e Moisés, com lesão no joelho direito. Na equipe de Bagé, há uma série de ausências. Wagner, Leo Kanu e Rafael Carrilho estão lesionados. Rafael Copetti, Eduardo e Wallan Luan não fazem mais parte do elenco.
Data: 12/3 (sábado)
Horário: 16h30min
Local: Estrela D'Alva, em Bagé
Arbitragem: Lucas Horn, auxiliado por Leirson Martins e Fagner Cortes
Transmissão: RBS TV, SporTV e Premiere
Aimoré x São Luiz
Enquanto o São Luiz ainda sonha com a classificação, o Aimoré precisa da vitória para escapar do rebaixamento. O que une os dois clubes é a briga pela vaga na Série D. Na equipe de Rafael Lacerda, o centroavante Wesley Pacheco fica à disposição. No clube de Ijuí, a dúvida é no meio-campo, entre João Marcus, recuperado de lesão, ou Rodrigo Milanez.
Data: 12/3 (sábado)
Horário: 16h30min
Local: Cristo Rei, em São Leopoldo
Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Michael Stanislau e Juarez Júnior
Transmissão: ge.globo/rs
Na briga para entrar no G-4, o Novo Hamburgo é o único que depende apenas de si. Basta vencer o São José, que reagiu na tabela com a chegada de Paulo Baier e não perde há três rodadas. A equipe de Porto Alegre até tem chance de avançar às semifinais, mas precisa de uma combinação de resultados.
Data: 12/3 (sábado)
Horário: 16h30min
Local: Passo D'Areia, em Porto Alegre
Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Rafael Alves e Claiton Timm
Transmissão: ge.globo/rs
Brasil-Pel x Juventude
Outro duelo que coloca frente a frente uma equipe que ainda pode garantir classificação e outra que luta apenas contra o descenso. O Xavante precisa vencer e contar com tropeços de Novo Hamburgo e São Luiz para chegar ao G-4. O time da Serra, que contará com a estreia de Eduardo Baptista na casamata, precisa dos três pontos para não depender do rival Caxias, que enfrenta o União-FW, para escapar do inédito rebaixamento.
Data: 12/3 (sábado)
Horário: 16h30min
Local: Bento Freitas, em Pelotas
Arbitragem: Daniel Bins, auxiliado por Jorge Bernardi e Mateus Rocha
Transmissão: Premiere
Para se classificar às semifinais, o Caxias precisa vencer, além de secar Novo Hamburgo, São Luiz e Brasil-Pel. Marcelo, Marlon e Amaral serão desfalques no time de Rogério Zimmermann. Para o União-FW, só os três pontos interessam para evitar o retorno à Divisão de Acesso.
Data: 12/3 (sábado)
Horário: 16h30min
Local: Centenário, em Caxias do Sul
Arbitragem: Jean Pierre Lima, auxiliado por Tiago Diel e Fabrício Baseggio
Transmissão: ge.globo/rs
Comentários