Temporal causa grandes prejuízos no interior de Itapiranga.

O vendaval da madrugada deste sábado, 28, destruiu lavouras de milho, plantação de fumo, derrubou áreas de reflorestamento de eucaliptos.

Temporal causa grandes prejuízos no interior de Itapiranga.

O Corpo de bombeiros de Itapiranga está trabalhando intensamente na manhã deste sábado, 28, especialmente na comunidade de Linha Coqueiro, Conceição e Santo Antônio.

O vendaval da madrugada deste sábado, 28, destruiu lavouras de milho, plantação de fumo, derrubou áreas de reflorestamento de eucalipto e também causou destelhamento em propriedades agrícolas.

Os bombeiros também foram acionados para o corte de árvores em estrada na comunidade de Aparecida. As guarnições seguem auxiliando moradores que foram atingidos pelo temporal. A chuva também é intensa neste sábado, 28.

Por volta da meia noite, a guarnição foi acionada para auxiliar um morador no Bairro Portal do Sol. A residência apresentava infiltração de água pela laje e a platibanda impedia a visualização do telhado. Os bombeiros constataram que se tratava apenas de uma calha entupida por material arremessado pelo vento de uma casa vizinha. Já por volta de uma hora da madrugada, os bombeiros auxiliaram uma família na comunidade de Coqueiro. O vendaval arrancou o telhado da residência. Os bombeiros auxiliaram na cobertura com 100 metros quadrados de lona.

Em várias localidades houve fortes ventos, queda de granizo e falta de energia elétrica. Conforme o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Itapiranga, Eusébio Tavares Filho, diversas propriedades agrícolas registram 100% de perdas. O Secretário percorreu as comunidades mais atingidas e registrou um cenário desolador. Segundo Tavares, o município está procurando auxiliar produtores rurais, porém, a forte chuva que persiste atrapalha algumas ações.

Secretário comenta que residências e instalações agropecuárias também foram atingidas, porém, o maior dano é constatado em lavouras.

O temporal que atingiu Itapiranga gera grande mobilização no interior. Conforme o Chefe do Executivo, Artêmio Scalon, agricultores estão empenhados com máquinas e equipamentos para o corte de árvores e ações para solucionar problemas mais urgentes. O município também mobilizou equipes para auxiliar os moradores de áreas rurais, especialmente na fronteira com a Argentina. Scalon relata ainda diversos estragos em estradas e bueiros devido as intensas chuvas e queda de árvores e galhos que geram entupimento de sarjetas e bueiros.

De acordo com Artêmio Scalon, será preciso uma força tarefa nos próximos dias para contabilizar prejuízos e definir ações emergências. O volume de chuva acumulado desde a noite de sexta-feira, 27, é 90 milímetros.

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.