Presidentes, secretários e funcionários administrativos dos Sindicatos Rurais catarinenses participaram nesta semana de treinamento para atuarem como correspondentes bancários do Banco do Brasil no Estado. A capacitação virtual foi ministrada pelo Centro de Suporte Operacional (CENOP-PR) e pela Superintendência do Banco do Brasil em Santa Catarina em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC).
O treinamento faz parte do processo de formalização dos Sindicatos para prestação de mais um serviço aos produtores rurais: atuar na recepção e encaminhamento de propostas de operações de crédito e de arrendamento mercantil concedidas pelo Banco do Brasil, bem como outros serviços prestados para o acompanhamento da operação. A adesão das entidades como correspondentes bancárias – COBAN – atende convênio firmado em 2020 entre o Instituto CNA e o Banco do Brasil S.A, aderido pela FAESC.
De acordo com o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, a capacitação é uma das etapas de credenciamento dos Sindicatos interessados no serviço. Segundo ele, a atuação dos Sindicatos como correspondentes bancários permitirá o atendimento completo aos produtores rurais: informações sobre as linhas de crédito disponíveis; providência e conferência da documentação necessária para encaminhamento de propostas ao Banco; registro de dados necessários para o acolhimento de propostas no Portal de Crédito; digitalização e indexação dos documentos; encaminhando de dossiê documental com os formulários à agência para análise da operação e resolução de pendências/diligências detectadas para a formalização das propostas.
“É mais um serviço que o Sindicato poderá oferecer ao produtor rural, facilitando o acesso ao crédito disponibilizado pelo Banco do Brasil, instituição que tem longa parceria com o setor”, detalha Pedrozo.
O presidente também informa que para atuar como correspondente bancário o Sindicato Rural deverá cumprir com os seguintes requisitos: ser correntista; regularidade cadastral (entidade e dirigentes); certificação de conhecimentos (Resolução 3.954); ter estrutura física para atendimento ao cliente e contrato de substabelecimento devidamente formalizado e assinado.
Fonte: Raio de Luz FM / Inácio Rohden e MB Comunicação
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