O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou quatro editais de seleção para contratação de 7 mil trabalhadores temporários de Santa Catarina para o Censo Demográfico 2022.
Ainda de acordo com os editais, serão 6.727 vagas para recenseadores, com nível fundamental de escolaridade, e que fará a coleta de informações para o Censo Demográfico nos domicílios de municípios catarinenses.
De acordo com o Estadão Conteúdo, serão 183.021 vagas para recenseadores espalhadas em todo o Brasil. As inscrições para essas vagas vão até 29 de dezembro, e haverá prova em 27 de março de 2022.
Função e remuneração
A remuneração dos recenseadores será variável, conforme sua produtividade. Para definir o salário, o IBGE levará em conta o número de domicílios visitados pelo recenseador, o número de pessoas recenseadas e o número de questionários aplicados.
Malheiros explica que isso ocorre porque a dificuldade de coleta varia conforme o setor censitário – por exemplo, é mais fácil entrevistar um grande número de domicílios concentrados num edifício do que numa rua de casas ou numa área rural.
Para que os interessados nas vagas estimem sua remuneração, o IBGE criou um site com um simulador do salário. O valor é estimado conforme parâmetros – relacionados às variáveis que influenciam na remuneração – informados pelo próprio candidato.
Ao se inscrever para a seleção de recenseador, os interessados devem escolher a área em que desejam trabalhar. A ideia do IBGE é que os recenseadores sejam moradores ou conheçam as áreas, para facilitar o acesso aos domicílios a serem entrevistados.
Além dos recenseadores, o IBGE contratará também 18.420 agentes censitários supervisores e 5.450 agentes censitários municipais, todos de nível médio em todo o País.
Salários
Por fim, a operação do Censo 2022 inclui ainda 1.781 vagas de nível médio para Acai (agente censitário de administração e informática) e 31 para CCA (coordenador censitário de área).
*Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários