SC tem quase 2 milhões de devedores e posição em ranking nacional impressiona.

Segundo o Serasa, 1.956.893 pessoas de pessoas estão com dívidas acumuladas no estado, cartão de crédito é o grande vilão dos catarinenses.

SC tem quase 2 milhões de devedores e posição em ranking nacional impressiona.

A inadimplência já atingiu 1.956.893 pessoas em Santa Catarina, segundo o Serasa. O principal segmento de dívidas dos catarinenses se refere a pagamentos de juros a bancos, cartões de crédito e contas de varejo, com 22,5% de inadimplência.

No entanto, apesar de ter muitos devedores, Santa Catarina impressiona pois é o estado brasileiro que menos deve em contas básicas como água e luz quando comparado ao cenário brasileiro. A média nacional é de 23,21%, enquanto a catarinense é de 3,6%.

Em agosto do ano passado, a Celesc aprovou o reajuste de 5,65% na conta de luz. Em contrapartida, as contas de água e luz dos catarinenses tiveram 3,6% de inadimplência. Por último na pesquisa, estão as despesas com telefonia e telecomunicações, que ficaram em 6,90% com falta de pagamento.

Apesar do número catarinense em contas básicas, outros vilões não param de pesar no bolso dos catarinenses. A prévia da inflação oficial de preços subiu 1,73% em abril. O valor é a maior variação desde 1995, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo a gerente da Serasa, Aline Sanchez, o cenário de inadimplência alcança novamente picos próximos ao que foi o auge da pandemia em abril de 2020. Ela orienta que a população busque renegociar suas dívidas.

“Embora o cenário seja desafiador, a gente nota com pesquisas realizadas com o consumidor uma preocupação em renegociar suas dívidas, sair da inadimplência”, ressaltou Aline.

O Serasa realiza feirão com descontos de até 99% para mais de 100 parceiros para negociação de dívidas. As agências também funcionam presencialmente, e levam em torno de três minutos para renegociação, segundo Sanchez.

 

 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.