A Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste confirmou nesta semana a primeira morte por dengue no município em 2025. A vítima é uma idosa de 89 anos, moradora da região central da cidade. O óbito ocorreu no dia 1º de abril e foi confirmado após análise do histórico clínico e das condições de saúde da paciente.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a idosa possuía comorbidades, o que agravou o quadro da doença, mesmo com o acompanhamento das equipes de saúde.
Diante do aumento dos casos e da gravidade da situação, a Prefeitura elevou o Plano de Contingência da Dengue para o Nível 4 — o mais alto — que prevê intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A Secretaria de Saúde reforça o apelo para que a população elimine possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada, e procure atendimento médico ao apresentar sintomas como:
· Febre alta
· Dor no corpo e articulações
· Dor atrás dos olhos
· Manchas vermelhas na pele
· Fraqueza intensa
As equipes seguem com monitoramento contínuo, ações de controle e campanhas de conscientização em todas as regiões da cidade.
Comentários: