Santa Catarina registra 2.285 crimes de estelionato em 17 dias

Segundo dados da PMSC, números de estelionato caíram 39% em relação ao mesmo período do ano passado, mas ainda representam um alto índice

Santa Catarina registra 2.285 crimes de estelionato em 17 dias
Santa Catarina registrou 2.285 crimes de estelionato no período de 22 de dezembro de 2023 a 8 de janeiro de 2024, conforme dados confirmados pela PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) nesta segunda-feira (8).

O levantamento integra a operação Estação Verão da PMSC e revela que, apesar do índice elevado, houve uma queda de 39% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 3.757 crimes dessa natureza.

Outros indicadores apontam que, durante os 17 dias analisados na temporada de 2023/2024, foram registrados 242 roubos, representando uma redução de 33% em relação ao mesmo período do ano passado, que contabilizou 363 roubos.

Quanto aos furtos, houve uma queda de 25% no índice durante o período. No total, foram registrados 5.548 furtos na temporada de 22/23, contra 4.169 nesta temporada.

Os crimes de ameaça apresentaram uma pequena redução de 14%. Ao todo, nesta temporada, foram registrados 4.209 casos, em comparação com os 4.900 registrados na temporada anterior.

Encerrando o balanço, o índice de lesão corporal grave teve uma diminuição de 7%, com 78 registros nesta temporada em comparação com os 84 na temporada anterior.

O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou que “os resultados positivos são fruto das programações operacionais e dos processos de policiamento. Com base em análises de desordem e violência em operações anteriores, reforçamos as áreas de maior intensidade, aglomerações e com intenso fluxo turístico”.

Na operação, a PMSC usa recursos operacionais ordinários e especiais, como Cavalaria, Canil, Aviação, Choque, Bope, além dos recursos operacionais e de efetivo da Polícia Militar Rodoviária e da Polícia Militar Ambiental.

O que é estelionato?

Estelionato é um crime em que uma pessoa engana outra para conseguir vantagens indevidas. Isso pode envolver truques, mentiras ou fraudes para obter dinheiro, propriedades ou outros benefícios de maneira desonesta.
Os exemplos deste crime incluem golpes financeiros, falsificação de documentos ou promessas enganosas de negócios lucrativos.
 
 
 
 
Fonte: ND +
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.