Em uma sessão especial que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) fará em Chapecó nas próximas terça e quarta-feira, dias 26 e 27 deste mês, com a presença dos deputados e dirigentes de órgãos estaduais e federais, o Centro Empresarial (CEC) realizará uma nova manifestação em defesa da agilidade na duplicação da BR-282.
Dentro da programação, haverá espaço para depoimento da instituição, que reúne 14 sindicatos e três associações empresariais na quarta-feira à tarde, com início da plenária às 14 horas.
O encontro da Assembleia em Chapecó integra o projeto "Alesc Itinerante", que já está na quinta edição, dentro das atividades comemorativas aos 190 anos do Legislativo catarinense. A programação ocorrerá no Complexo de Eventos Tabajara, com reuniões das comissões pela manhã e sessões plenárias à tarde.
Entre outras questões, como a situação do aeroporto de Chapecó, recursos para o Hospital Regional do Oeste e abastecimento de água, o presidente do CEC, Marcos Antonio Barbieri, aproveitará para reforçar demandas na infraestrutura rodoviária.
Em reunião com a Bancada do Oeste na Alesc na terça-feira às 8h30, estará presente o superintendente Regional do Dnit, Alysson de Andrade e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Jerry Comper.
Entre os assuntos, o CEC também pretende abordar medidas para rodovias estaduais, como implementação de mudanças na capacidade de tráfego SC-480, entre Chapecó e Goio-Ên, e o reforço na manutenção de estradas estaduais, principalmente a SC-283.
Agilidade e integração
Para o presidente do Centro Empresarial de Chapecó, o desenvolvimento dos projetos para duplicar a BR-282 e a respectiva execução através de lotes e até por trechos é uma forma de agilizar o início efetivo das obras.
Marcos Barbieri lembra que a primeira sugestão para o estudo e execução por lotes foi feita em 2021, em reunião organizada pelo CEC com o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Depois, houve oficialização ao Dnit e em junho do ano passado, o documento foi entregue ao ministro dos Transportes, Renan Filho.
Barbieri exemplifica que a realização do projeto e execução dos serviços deveria ser iniciada no lote 3 entre Chapecó e Irani, de 96 km de extensão e alto volume de tráfego, primeiramente no trecho de Chapecó a Xanxerê e depois de Xanxerê a Irani.
Além de agilizar o processo para o início das obras, o dirigente do Centro Empresarial argumenta que isso também impactaria na maior integração da Região Metropolitana de Chapecó, criada em 2007, mas ainda não implementada na prática e que deve envolver inicialmente 16 municípios.
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