A contratação de um centroavante para repor a saída de Luis Suárez gera a maior atenção, mas não é apenas no ataque que o Grêmio busca reforços nesta janela de transferências. O setor defensivo também ganha atenção da diretoria. Independentemente da renovação de Pedro Geromel, a contratação de um zagueiro para 2024 está entre as prioridades tricolores.
Ainda durante o Brasileirão, o Grêmio estendeu o contrato de Walter Kannemann, que terminava no próximo dia 31, até o final de 2025 após o argentino receber uma proposta do Independiente. Também tinham vínculos até o final deste ano Bruno Uvini e Natã. Ambos ampliaram seus contratos durante a última temporada.
O primeiro seguiu o caminho de Kannemann e assinou até o final de 2025. Já o jovem de 22 anos agora está vinculado ao Tricolor até 2026 em um contrato que tem uma multa rescisória rondando os 50 milhões de euros. Contratado em agosto, Rodrigo Ely também tem vínculo por mais duas temporadas.
O elenco ainda conta com Gustavo Martins, que ganhou espaço ao longo deste ano. Usado também como volante e lateral, o zagueiro de 21 anos disputou 17 partidas no Campeonato Brasileiro, sendo cinco delas como titular. Ele defendeu a seleção brasileira que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em novembro.
Mesmo que tenha contrato até o final de 2025 e com uma multa rescisória no valor de 80 milhões de euros, o Grêmio deseja renovar o contrato de Gustavo Martins ampliando o vínculo e oferecendo uma valorização salarial. O defensor foi bem avaliado pelas atuações em 2023 e deve ganhar mais oportunidades em 2024.
Quem está de saída é Bruno Alves. Com contrato até 31 de dezembro, o zagueiro perdeu espaço no time titular na reta final do Campeonato Brasileiro. O Tricolor até demonstrou interesse na permanência do defensor, mas com redução salarial para um novo contrato, o que não foi aceito pelo jogador.
Geromel e a busca por reforço
Um dos maiores salários do atual elenco, Pedro Geromel tem o contrato encerrando no final deste ano. Após ter passado por cirurgia no joelho no começo da temporada e disputado apenas sete partidas em 2023, o defensor admitiu em entrevista ao Grupo RBS aceitar uma redução salarial para renovar o vínculo e encerrar a carreira pelo Tricolor.
— Tenho boa relação com o presidente, com todo mundo. Estou há 10 anos no clube. Falei para eles que entendo que tenho de ganhar menos. Isso é normal, eu não estou mais jogando o que jogava antes. Não quero ficar de favor. Se vocês acharem que eu tenho importância no grupo e que posso ajudar, a gente senta e conversa. A minha vontade é de ficar, é me aposentar no Grêmio — declarou Geromel.
O presidente Alberto Guerra também confirmou em entrevista à GZH o interesse em permanecer com Geromel. O tempo de contrato e as bases salariais ainda precisam ser acertadas.
Independente da situação de Geromel, a direção entende ser necessário a contratação de outro zagueiro. A ideia é de que o nome seja um jogador mais jovem que Kannemann, Bruno Uvini e Rodrigo Ely, todos na casa dos 30 anos, mas que também tenha experiência maior que Gustavo Martins e Natã. A renovação do contrato de Renato Portaluppi, próxima de ser anunciada, também deve favorecer para acelerar a busca por um novo defensor.
Vice-campeão brasileiro, a apenas dois pontos do campeão Palmeiras, o Grêmio terminou o Brasileirão com a quarta pior defesa. Foram 56 gols sofridos em 38 jogos, média de 1,47 por partida.
Dinheiro por Rodrigues
O Grêmio recebeu nos últimos dias de 2023 um reforço em seus cofres com Rodrigues. Emprestado ao San José Earthquakes, dos Estados Unidos, o zagueiro teve seus direitos comprados pelo clube que disputa a Major League Soccer (MLS).
Rodrigues foi empestado ao San José em agosto de 2022, durante a disputa da Série B. O contrato era válido até o final deste ano, mas com uma cláusula para compra dos direitos econômicos por parte do clube estadunidense no valor de 700 mil dólares. De acordo com a cotação atual, o Tricolor receberá cerca de R$ 3,3 milhões pelo negócio.
Para o empréstimo de Rodrigues, o Grêmio já havia recebido 500 mil dólares (cerca de R$ 2,5 milhões na cotação da época da negociação).
Os zagueiros do elenco
- Kannemann (32 anos): renovou até o final de 2025;- Bruno Uvini (32 anos): renovou até o final de 2025;
- Rodrigo Ely (30 anos): contratado em agosto, tem vínculo até o final de 2025;
- Gustavo Martins (21 anos): ganhou espaço (contrato até o final de 2025, multa rescisória de 80 milhões de euros);
- Natã (22 anos): contrato renovado até o final de 2026 (multa rescisória em 50 milhões de euros);
- Geromel (38 anos): contrato até o final deste ano; negocia a renovação;
- Bruno Alves (32 anos): contrato até o final deste ano (não foi procurado para renovar o contrato, deve sair);
- Rodrigues (26 anos): estava emprestado ao San José Earthquakes-EUA, que exerceu o direito de compra dos seus direitos econômicos estipulado no contrato no valor de 700 mil dólares.
Comentários