O jogo entre Grêmio e Vasco neste domingo, às 16h, na Arena, marcará o reencontro do técnico Renato Portaluppi com o torcedor gremista. A expectativa de público que supera os 50 mil vem impulsionada pela saudade do maior ídolo. São mais de dois anos e meio que os tricolores não vêem o treinador no gramado, seja no comando da equipe ou como adversário.
Na frente do clube no período vitorioso que culminou no título da Copa do Brasil em 2016 e a Libertadores em 2017, Renato também era comandante do Grêmio quando a pandemia da Covid-19 se alastrou pelo mundo no começo de 2020. No dia 12 de março, no Gre-Nal da Libertadores daquele mesmo ano, foi a última vez que Renato esteve na Arena com as arquibancadas lotadas e recebeu sua tradicional ovação ao ser anunciado pelos alto-falantes.
Após este duelo, as restrições de público e isolamento começaram a ser impostos em todo o globo mundial. Na volta do futebol, em agosto, as partidas aconteciam em estádios vazios. Assim, o Grêmio encerrou na sexta colocação do Brasileirão e foi vice-campeão da Copa do Brasil na temporada 2020.
Em 2021, a liberação de torcida aconteceu somente no meio do ano. No duelo entre Grêmio e Sport, dia 3 de outubro, quando o time já agonizava na luta sem sucesso no rebaixamento sob o comando de Felipão. Renato já não treinava mais o Grêmio. Ele foi demitido em abril, quando o time foi eliminado para o equatoriano Independiente Del Valle na Pré-Libertadores e deu fim ao trabalho de cinco temporadas. Neste período, o ídolo inclusive visitou a Arena como treinador do Flamengo e venceu por 4 a 0 nas quartas de final da Copa do Brasil. No entanto, o governo do Rio Grande do Sul ainda não tinha realizado a liberação dos torcedores e a goleada foi em uma Arena vazia.
Antes do final do ano, torcida do Grêmio e Renato teriam mais uma chance de se encontrar que acabou frustrada. Grêmio e Flamengo jogaram no dia 23 de novembro na Arena pelo Brasileirão. O Tricolor jogava a vida para não ser rebaixado com Vagner Mancini na casamata e o Rubro-Negro com reservas pensando na final da Libertadores. No duelo, que acabou empatado em 2 a 2, os torcedores gremistas não estiveram presentes por punições do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O STJD interditou o estádio gremista por dez partidas depois de episódios de violência na derrota para o Palmeiras, em outubro.
O aguardado reencontro deste domingo marca um duelo considerado crucial para o acesso gremista na Série B. Terceiro colocado, o Grêmio recebe o Vasco que está na "caça" logo atrás na quarta posição. Se vencer, o Tricolor preserva os seis pontos de vantagem no acesso e pode ampliar para cinco a margem para os cariocas.
Aeroporto lotado
Renato Portaluppi e a torcida do Grêmio, no entanto, já estiveram próximos por duas oportunidades e no mesmo cenário: o Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. Em 2021, quando o técnico foi demitido, os gremistas lotaram o local para se despedir do ídolo depois de cinco anos. Agora, com o retorno, novamente os torcedores se mobilizaram para a chegada dele em Porto Alegre. Na última segunda-feira, centenas de tricolores recepcionaram o ídolo para sua quarta passagem.
Comentários