Em Santa Catarina, quase metade dos 295 municípios decretaram situação de emergência por conta da chuva, que deixa um rastro de destruição pelo Estado. Do dia 4 de outubro até quinta-feira (12), 142 municípios haviam sido atingidos pela chuva no território catarinense e 112 emitiram decretos de emergência. Os dados constam no último levantamento divulgado pela Defesa Civil, na noite de quinta.
Dos municípios que decretaram situação de emergência, a maioria está localizado na região do Vale do Itajaí (35). A segunda região com mais municípios com decretos é a Serrana, aonde 20 estão em situação de emergência.
Decretos por região:
Vale do Itajaí – 35 municípios em situação de emergênciaSerrana de Santa Catarina – 20 municípios em situação de emergência
Oeste catarinense – 18 municípios em situação de emergência
Sul catarinense – 15 municípios em situação de emergência
Norte catarinense -14 municípios em situação de emergência
Grande Florianópolis – 10 municípios em situação de emergência
A lista completa com todos os municípios que decretaram situação de emergência pode ser acessada no site da Defesa Civil.
Chuva causa inundações em SC
Os municípios catarinenses têm sofrido com chuva intensa, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões pelo Estado.Pelo menos 30 municípios registraram acumulado de chuva acima de 100 mm, em um período de 24 horas – os dados são referente a precipitação registrada entre quarta e quinta-feira (11 e 12).
Em Itajaí, a manhã desta sexta-feira (13) começou com 109 ruas alagadas e casas cobertas pela enchente. Blumenau também amanheceu com ruas alagadas em meio à enchente. O nível do rio Itajaí-Açu no município atingiu o pico de 10,76 metros às 23h30 desta quinta-feira (12).
Em Içara, uma cratera de quase dois metros de profundidade abriu na Avenida Procópio Lima. O município, na quinta-feira (12), registrou vários pontos de alagamentos.
Até o momento, duas pessoas morreram em Santa Catarina em decorrência do tempo: uma morte aconteceu em Palmeira e outra em Rio do Oeste.
Comentários