Projeto de lei concede prazo extra de 60 dias para motorista renovar CNH no país.

Proposta busca dar mais tempo para motorista se organizar financeiramente e quitar todos os exames obrigatórios.

Projeto de lei concede prazo extra de 60 dias para motorista renovar CNH no país.

Um Projeto de lei, em tramitação na Câmara dos Deputados, busca estender por 60 dias a validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), após o prazo de renovação, para a condução do veículo e como documento oficial de identidade.

O Projeto de Lei 2496/22 altera o texto do Código de Trânsito Brasileiro que, atualmente, condiciona a validade da CNH ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental, que deve ser renovado periodicamente. O atual código de trânsito classifica, como infração gravíssima, o motorista que dirige o veículo com a carteira vencida há mais de 30 dias.

A proposta, do deputado José Nelto (PP-GO), pretende permitir aos motoristas de menor renda que possam ser organizar financeiramente para renovar o documento. Em alguns casos, segundo o parlamentar, o processo de renovação do documento pode custar até meio salário mínimo.

“Faz-se necessário um pequeno reajuste nos dias após o vencimento do exame de aptidão física e mental, para que uma simples renovação não vire uma multa ou até uma apreensão”, disse Nelto à Agência Câmara.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Cadastro de bons motoristas

Desde o dia 22 de setembro, os  motoristas do país podem aderir ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Também conhecido como Cadastro Positivo de Condutores, ele tem o objetivo de premiar a boa conduta de motoristas que não cometeram infração de trânsito nos últimos 12 meses.

O cadastro foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Ministério da Infraestrutura e permite que empresas privadas e órgãos públicos ofereçam benefícios e vantagens aos motoristas. Entre elas, por exemplo, estão reduções em taxas de serviços públicos e privados, condições diferenciadas para locação de veículos e contratação de seguros, descontos em pedágios e em estacionamento e oferta de cashback. As vantagens poderão ser concedidas a partir de 13 de outubro, quando o cadastro será ativado.

 

 
 
 
Fonte: Infomoney com informações da Agência Câmara de Notícias
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.