Iniciou na segunda-feira (27), e segue até quarta-feira (29), a XXIV Marcha dos Prefeitos à Brasília, com o tema: Pacto Federativo: um olhar para o futuro e deve reunir mais de 9 mil gestores.
O evento, que teve sua primeira edição em maio de 1998, reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e líderes municipais para debater pautas municipalistas no Congresso Nacional e Governo Federal.
A Marcha ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), que já sedia o evento há alguns anos.
A localização fica a cerca de cinco quilômetros do Congresso Nacional e a 16 quilômetros do Aeroporto Internacional de Brasília.
O evento é aberto para todos os gestores municipais, secretarias e departamentos da prefeitura e membros da Câmara de Vereadores. Não há limite de inscritos por Município.
Da região de abrangência da Ameosc, 14 prefeitos participam da ação, além de vice-prefeitos, vereadores e secretários. Além das atividades e palestras da Marcha, diversas reuniões e audiências estão agendadas.
Na segunda-feira, já foi realizada uma audiência no Ministério dos Transportes, que abordou a ponte sobre o Rio Uruguai e demais obras de infraestrutura na região, onde foi confirmada a garantia de repasse de recursos para conclusão da BR 163.
Nesta terça-feira está agendada uma audiência com o ministro das comunicações, Juscelino Filho, na Secretaria de Comunicação Social e uma reunião dos prefeitos de Santa Catarina com fórum parlamentar catarinense.
Para o presidente da Ameosc e prefeito de Mondaí, Valdir Rubert, a Marcha dos Prefeitos é a oportunidade de levar as pautas regionais para conhecimento da União.
“Temos diversas pautas importantes na infraestrutura, saúde, educação e em todos os setores dos municípios, mas agora é o momento de nos unirmos e levar nossas reinvindicações para a União. Já tradicional, a Marcha reúne líderes de todo o país e também é um local de troca de experiências e absorção de conteúdo para melhorarmos nossa gestão”, finaliza.
Fonte: Ascom / Ameosc
Comentários