ma nova onda de calor deve começar no Brasil a partir dessa sexta-feira (28). As temperaturas podem superar os 40ºC e bater novos recordes em algumas capitais do país. O fenômeno deve se estender até 6 de março, de acordo com o Climatempo.
Esta será a quinta onda de calor registrada no país em 2025, que deve atingir principalmente a região Centro-Sul. Três delas impactaram exclusivamente o Sul do país e uma afetou o Sudeste e o Centro-Oeste.
Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, parte de Goiás e do Mato Grosso do Sul devem chegar a temperaturas pelo menos 5ºC a 7ºC mais quentes que a média prevista para o mês de março, durante o fenômeno.
Já em regiões como Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul, as temperaturas devem atingir temperaturas 3ºC a 5ºC acima da média para o próximo mês.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, fevereiro chega ao fim como um dos meses mais quentes da história na região metropolitana de São Paulo desde 1943, quando as medições do Inmet iniciaram. A previsão é de que março siga o mesmo cenário.
Em situações de calor extremo, recomenda-se atenção redobrada à hidratação e evitar a exposição prolongada ao sol, especialmente nas horas mais quentes do dia. Crianças e idosos sãos os grupos que mais precisam de cuidados durante o período. O uso de roupas leves e protetor solar é inevitável, principalmente para quem vai curtir o Carnaval nas ruas durante o dia.
Comentários: