Apesar do final de semana agradável, a onda polar em Santa Catarina está confirmadíssima para os próximos dias. O frio deve chegar com tudo já na terça-feira (27) e, a partir de quarta-feira (28), todo o Estado terá temperaturas próximas de 0°C.
Segundo o meteorologista Ronaldo Coutinho, no auge do frio, a partir da metade da semana, 80% do território catarinense deve ter mínimas entre 0°C e -7°C. Esta deve ser a maior onda frio desde 1955.
Embora exista possibilidade de neve nas áreas mais altas, principalmente entre quarta à noite e quinta-feira, a característica desta onda polar é o frio extremo. “A geada vai ser severa”, informou Coutinho.Será necessário, segundo ele, atentar para o congelamento de águas no canos e prestar a atenção na saúde de suínos e aves, “principalmente nas cidades do Oeste, Meio-Oeste, serras, planaltos e parte alta da Grande Florianópolis”, completou o meteorologista.
De acordo com ele, temperaturas pontuais de -5°C e -10°C não estão descartadas. Números ainda mais baixos, inclusive, podem ser registrados em algumas estações, chegando a -12°C.Até mesmo Florianópolis, no Litoral, pode ter temperaturas entre -1°C e -2°C. A previsão foi feita considerando os dados disponíveis neste domingo (25).
“Os bananais do Sul do Estado correm risco de ter geada forte: primeiro de vento, que é a ‘geada negra’, que queima a planta – e depois vem a geada normal”, explicou. A condição deve aparecer na quarta e se intensificar na quinta, sexta (30) e no sábado (31).Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), esta é a terceira massa de ar polar atuando no país em 2021 e deve durar até dia 1º de agosto, pelo menos. A informação é da Agência Brasil.
Frio na Serra catarinense“Os próximos 10, 15 dias estão indicando chuva abaixo do normal em toda a área do Cone Sul. O mês de julho está terminando com chuva muito abaixo da média”, comentou.
Quem trabalha com trigo, por exemplo, deve aproveitar a segunda-feira (26), já que alguma precipitação está prevista, auxiliando na cobertura do plantio.
“Não dá para garantir uma boa chuva para isso, mas é uma das poucas oportunidades, já que depois só, talvez, no início de agosto que a gente venha a ter alguma instabilidade”, antecipou o meteorologista.Inclusive, não se descartam trovoadas com queda de granizo, nesta segunda-feira, “devido a esse contraste entre o frio que está vindo atrás e o que está antecedendo à frente”, afirmou Coutinho. Assim que a frente fria for passando, a temperatura tende a cair.
Comentários