A primavera começou com frio e registro inusitado de neve em Santa Catarina. O fenômeno, característico de inverno, é considerado o evento mais atípico para a época. Porém, a primavera é uma estação de transição e ainda guarda algumas surpresas para este quarto trimestre, diz a Defesa Civil.
Durante a primavera em Santa Catarina, é comum observarmos fenômenos característicos do inverno e verão. Entretanto, os sistemas meteorológicos mais comuns para o período são os temporais.
Ocorrendo de forma isolada, os temporais no estado são resultantes de uma combinação entre áreas de baixa pressão, presença de umidade e aquecimento diurno.Em termos de temperatura, os dias costumam ser marcados por uma grande amplitude térmica, com sensação de frio ao amanhecer e temperaturas elevadas no período da tarde.
Chuva e baixas temperaturas
A expectativa para o trimestre é que as chuvas fiquem dentro da normalidade entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, deve chover abaixo da média climatológica, muito por influência do fenômeno La Niña, que segue ativo no oceano Pacífico equatorial.Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) o mês de outubro terá um possível impacto no início da safra de grãos 2022/2023. Nas diferentes regiões produtoras, como as áreas do Matopiba, a falta de chuva poderá reduzir ainda mais os níveis de água no solo, podendo ocorrer um leve atraso no plantio das culturas, como a soja.
Com relação às temperaturas, neste início de primavera os eventos de frio devem acontecer de forma esporádica e por um curto período, tendendo a deixar de ocorrer conforme se aproxima o verão.A previsão para as temperaturas catarinenses é que fiquem abaixo da normalidade entre outubro e novembro, enquanto em dezembro os termômetros devem ficar próximos à média.
Sábado
No sábado (1º) a área de baixa pressão e demais instabilidades se afastam para o mar, deixando o tempo com sol entre nuvens em boa parte de Santa Catarina. No litoral e Vale do Itajaí, há chances de chuvas fracas e isoladas ao longo do dia devido a umidade.
A temperaturas mínimas ficam entre 8ºC e 12ºC entre os planaltos e Meio-Oeste e variam entre 13°C a 17°C nas demais regiões, A tarde as máximas oscilam entre 20°C e 24°C em praticamente todo o estado, podendo superar os 26°C no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí.Sol em algumas regiões
Já no domingo (2), uma área de alta pressão atmosférica passa a influenciar o tempo em Santa Catarina, fazendo com que o sol apareça entre poucas nuvens entre o Extremo Oeste e os planaltos.Nas regiões litorâneas e Vale do Itajaí, a circulação marítima pode provocar chuvas fracas, rápidas e isoladas ao longo do dia. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca a moderada.
O amanhecer terá temperaturas próximas aos 6°C no Planalto Sul, entre 7°C e 12°C no Grande Oeste e Planalto Norte e variando de 13°C a 16°C nas demais regiões. As temperaturas máximas oscilam entre 20°C e 24°C em praticamente toda Santa Catarina, podendo superar esses valores no Baixo e Médio Vale do Itajaí.Confira as temperaturas por região nesta sexta-feira (30)
Litoral Norte- 23ºC/17ºCPlanalto Norte -15ºC /8ºC
Grande Florianópolis litorânea -24ºC / 15ºC
Grande Florianópolis Serrana -17ºC / 9ºC
Vale do Itajaí- 17ºC / 9ºC
Litoral Sul -9ºC / 13ºC
Planalto Sul -15ºC / 4ºC
Meio- Oeste -16ºC / 9ºC
Oeste – 18ºC / 9ºC
Extremo Oeste- 19ºC / 12ºC
Comentários