Com vínculo por encerrar com o Grêmio em dezembro deste ano, Walter Kannemann entrou na lista de desejos de clubes do Oriente Médio. Livre para assinar pré-contrato com qualquer clube desde o dia 1º de julho, o estafe do argentino de 31 anos foi procurado por um clube do Catar, que apresentou um projeto para levar o jogador. A intenção é de ter o zagueiro imediatamente, mas esse cenário dependeria da liberação do Grêmio.
Kannemann está em recuperação de uma lesão muscular sofrida em 18 de junho e tem retorno previsto para as próximas semanas. Caso o clube do Catar se disponha a levá-lo imediatamente e não chegue a acordo com o Grêmio, teria de pagar a multa rescisória. Segundo fontes na direção gremista consultadas por GZH, a multa para o Exterior é de aproximadamente US$ 10 milhões (cerca de R$ 53 milhões pela cotação atual). Os valores prometidos são muito superiores aos que o zagueiro recebe hoje no Brasil.
Kannemann vive uma situação pouco usual no Grêmio. Mesmo que seja um dos principais ídolos da torcida e líder do grupo, o zagueiro e seus representantes não foram procurados até o momento para renovação de contrato. Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, na sexta-feira (1º), o presidente Romildo Bolzan Júnior explicou a postura do clube:— Essa pauta ainda não está na hora. Estamos em um momento diferente do clube. Considero uma coisa tranquila, mas temos de aguardar o momento oportuno. Se tem alguém que tem uma forma absolutamente correta de tratar essas questões é o Kannemann com o clube, assim como o clube com o Kannemann.
Recuperado de um problema físico no quadril que o atrapalhou nas últimas duas temporadas, o jogador foi utilizado apenas em quatro jogos na atual temporada. Em uma dessas partidas, levantou a taça da Recopa Gaúcha em seu retorno aos gramados após 170 dias dedicados para a volta de uma cirurgia que resolveu a lesão. O argentino fez, até o momento, 229 partidas pelo clube.
Kannemann conviveu com o interesse de clubes do Exterior em sua passagem pelo Grêmio. Desde que foi comprado do Atlas-MEX, em 2016, o argentino passou a formar uma das grandes duplas de defesa do futebol sul-americano ao lado de Geromel.
Comentários