Leitos de UTI no Oeste de SC estão 87 por cento lotados; confira as causas

O Oeste do Estado conta com 87 leitos de UTI e todos estão ocupados. Os leitos estão divididos entre São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó e Xanxerê conforme o Painel de Lei

Leitos de UTI no Oeste de SC estão 87 por cento lotados; confira as causas

A última atualização da SES (Secretaria de Estado da Saúde) mostra que dos 87 leitos de UTI ativos da rede pública no Oeste de Santa Catarina, todos estão ocupados. Os leitos estão divididos entre São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó e Xanxerê.

A SES destaca que o sistema hospitalar público do Estado funciona em forma de rede. Quando não há vaga em um hospital, busca-se leito em outro local, primeiro na região do paciente e depois fora dela.

 

O hospital em Maravilha está com todos os leitos ocupados – Foto: Hospital São José/
 

 

Maravilha

 

O Hospital São José, em Maravilha, conta com 10 leitos e todos estão ocupados. O Hospital explica que dificilmente a UTI não está em 100% e a maior causa das internações são problemas respiratórios neste momento.

São Miguel do Oeste

Em São Miguel do Oeste, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso conta com 10 leitos e todos estão ocupados. Conforme o local, o perfil principal de atendimento é associado a problemas pulmonares.

Xanxerê

O (HRSP) Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, está com as UTIs neonatal, adulto e coronariana lotadas. Cada uma conta com 10 leitos e os casos são diversos.

 

Segundo o hospital, na UTI neonatal predominam bebês prematuros e que estão em desenvolvimento; na UTI coronariana, são pacientes com complicações ou em recuperação de procedimentos cardiológicos e na ala adulto, os casos são diversos.

Chapecó

O HRO (Hospital Regional do Oeste), em Chapecó, conta com 40 leitos, conforme a assessoria de imprensa. Todos estão lotados e o local explica que a demanda é sempre alta e sempre há pacientes esperando para entrar.

Alta complexidade

Conforme a secretaria, os hospitais de Santa Catarina são centros de referência para procedimentos de alta complexidade e oferecem acesso para todas as especialidades médicas.

Consequentemente, é comum que as UTIs tenham uma taxa de ocupação geralmente superior a 80% nos hospitais de grande porte. As unidades possuem capacidade instalada para operar neste modelo.

Vacinas

A SES ressalta a importância das vacinas que estão disponíveis para os grupos prioritários. As metas de vacinação não foram alcançadas em SC e é necessário manter a caderneta de vacinação em dia para prevenir os casos graves das doenças.

Novos leitos de UTI

O Governo do Estado explica que desde 2023 já foram abertos 191 novos leitos de UTI. Os leitos estão distribuídos nas regiões do Estado. Na segunda-feira (22) foram abertos oito leitos pediátricos.

Ainda, está previsto para essa semana a abertura de mais 20 leitos de UTI adulto no Hospital São Miguel, em Joaçaba, no Meio-Oeste. O Estado explica que caso não haja disponibilidade no leito SUS, será realizada a compra de leito privado.

Painel do Estado

O Painel de Leitos de UTI de Santa Catarina mostra que há 93 leitos disponíveis nesta quarta-feira (24) em todo o Estado. A SES explica que a média geral de ocupação dos leitos é de 93% e os números estão sujeitos a variações constantes.

 

 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.