Lei que cria programa de acompanhamento de pacientes com câncer de mama é sancionada.

Medida prevê acompanhamento individual para agilizar o diagnóstico e o tratamento da doença por meio do SUS.

Lei que cria programa de acompanhamento de pacientes com câncer de mama é sancionada.

O Governo Federal sancionou a lei que cria o Programa Nacional de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama. O texto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (22).

A iniciativa prevê o acompanhamento dos casos de suspeita ou de confirmação de câncer de mama com abordagem individual dos pacientes para prestar orientações e agilizar o diagnóstico e o tratamento da doença.

Esse acompanhamento será feito por navegadores de pacientes, que são profissionais (em geral enfermeiros e assistentes sociais) treinados para facilitar a trajetória do doente.

A lei prevê que o programa seja criado no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) e integrado à Política Nacional de Atenção Oncológica e à Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas do SUS.

O texto ainda determina a capacitação das equipes de saúde para rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, além da redução de custos.

No Brasil, de acordo com a Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), esse tipo de programa já existe em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza.

O projeto de lei foi proposto pela deputada Tereza Nelma (PSD/AL) e havia sido aprovado em agosto no Congresso Nacional.

 

 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.