O Grêmio é hexacampeão gaúcho. Pela terceira vez na história, o Tricolor acumulou a sexta vitória de estadual consecutiva. Um resultado que dá a dimensão de sua hegemonia no Rio Grande do Sul nos últimos anos. O título foi construído com a vitória deste sábado (8) sobre o Caxias por 1 a 0. Suárez sofreu o pênalti, e assumiu a responsabilidade para cobrar e marcar o gol que garantiu o título do Gauchão 2023.
Renato teve o reforço de duas peças importantes. Carballo, recuperado de virose, e Kannemann, de volta após um desconforto muscular, recuperaram seus lugares na escalação titular. O Caxias também voltou a ter força máxima, com Guedes novamente como o parceiro de Marlon no meio de campo grená.
Mais cauteloso do que costume, o Caxias usou e abusou das faltas para interromper as trocas de passes do Grêmio. Uma dessas pancadas nos primeiros minutos tirou Reinaldo do jogo. O lateral teve que deixar a partida para a entrada de Diogo Barbosa, com apenas 13 minutos.Aos 17 minutos, em uma falha de comunicação entre Marlon e o goleiro Bruno Ferreira, o Grêmio teve a melhor chance do primeiro tempo. Cristaldo recuperou a bola e rolou para Suárez, que arriscou de bico. A bola bateu na trave e saiu.
Em uma trama entre Suárez e Bitello pelo lado esquerdo, Villasanti perdeu outra oportunidade incrível. O volante, no entanto, mostrou que não tem o hábito de finalizar ao gol, e perdeu quase de cima da marca do pênalti. O chute do paraguaio saiu com mais força do que o necessário e a bola passou ao lado da trave.Quando a finalização teve o alvo certo, Bruno Ferreira salvou o Caxias. Suárez ajeitou a bola para VIna, que arriscou o chute rasteiro. Com a ponta dos dedos, o goleiro evitou o gol do Grêmio.
A torcida começou a se irritar com as falhas técnicas dentro de campo. E a tensão fez com o Grêmio acelerasse demais seu jogo. Ou tentasse chegar ao ataque em chutões. A estratégia favoreceu ao Caxias, que aceitou ficar mais recuado em seu campo e apenas ameaçasse em raras saídas para o contra-ataque. Foi assim que chegou ao final o primeiro tempo na partida.
O cenário da primeira etapa se repetiu na largada do segundo tempo. O Caxias permanecia recuado e esperava o Grêmio errar para sair em contra-ataque. Em cobrança de falta de Bitello, parte da torcida na Arena chegou a comemorar o gol. Mas a bola bateu na rede pelo lado de fora, aos sete minutos.Em uma dessas escapadas, Adriel evitou o gol do Caxias. Peninha, aos 10 minutos, arriscou da entrada da área e forçou o goleiro gremista a espalmar a bola por cima do gol. A tensão das arquibancadas passou para dentro de campo após lance em Suárez na área do Caxias. O centroavante recebeu de Vina e foi puxado.
Após muita discussão entre jogadores e comissão técnica do Caxias, Vuaden decidiu revisar o lance no VAR. E confirmou o pênalti. Aos 19 minutos, Suárez bateu sem chances e deu fim para a tensão na Arena. O uruguaio correu para comemorar e foi cercado pelos companheiros.O problema é que o Caxias resolveu se lançar ao ataque. E quase conseguiu chegar ao empate. Aos 26, Adriel voltou a trabalhar. Após cobrança de falta, Dirceu desviou com a ponta do pé o cruzamento. O goleiro gremista salvou, mas deu o rebote. A bola caiu para Marlon, que mandou por cima do gol.
A torcida que se aliviou após o gol voltou a ficar tensa com o volume de jogo do Caxias e a falta de reação do Grêmio. Renato decidiu dar velocidade para o contra-ataque. Trocou Vina por ZInho, na expectativa de pegar o adversário em situação desfavorável.Bruno Uvini, Gustavinho e Lucas Silva também foram chamados. Saíram Cristaldo, Bitello e Carballo para renovar o fôlego do time nos últimos minutos de jogo. A estratégia deu certo. Suárez foi lançado pelo lado direito e encontrou Lucas Silva. O volante só teve o trabalho de escorar o cruzamento, e marcar o último gol do Gauchão de 2023, já nos acréscimos.
Mas apesar das dificuldades acima do que esperava, o Grêmio cumpriu sua parte. Venceu, mesmo com o desperdício de boas oportunidades, e confirmou o sexto título consecutivo do Gauchão para largar em alta a temporada de retorno à Série A. Uma festa que só tomou conta da Arena nos acréscimos, com os torcedores ligando as lanternas dos celulares para comemorar a vitória sofrida.
Um gesto de uma torcida que espera iluminar o caminho restante do Grêmio em 2023, ainda com as disputas da Copa do Brasil e do Brasileirão.
Comentários