O Gauchão voltará a ter Gre-Nal na decisão. O Grêmio derrotou novamente o Caxias neste domingo, por 2 a 0, na Arena, no segundo jogo da semifinal, e se garantiu na final da competição contra o maior rival, que eliminou o Juventude. Tricolor e Grená reeditaram a final do ano passado, que teve o Grêmio como campeão. Desta vez, não foi diferente. Após vencer por 2 a 1 no Centenário, o Tricolor tinha a vantagem do empate em Porto Alegre, mas fez o resultado com Matheus Henrique e Ferreira. O primeiro jogo da decisão do estadual será no domingo que vem, no Beira-Rio.
O técnico Tiago Nunes segue com 100% de aproveitamento desde que chegou ao Grêmio. Nos próximos domingos, disputará a primeira decisão à frente da equipe. É a quarta final seguida do Tricolor a nível estadual. Anteriormente, superou Brasil, Inter e Caxias, sempre com Renato Portaluppi no comando. Será que Tiago consegue manter a hegemonia azul no Rio Grande do Sul?
O Grêmio volta a campo na quinta-feira, novamente na Arena, para tentar encaminhar a classificação na Copa Sul-Americana. Recebe o Lanús, às 19h15. No domingo, às 16h, faz o primeiro jogo da final do Gauchão contra o Inter, no Beira-Rio. O Caxias aguarda o início da Série D, ainda sem data marcada.
Com a vantagem da vitória no jogo de ida, o Grêmio tratou de administrar a vantagem e trocar passes. O time jogava no campo de ataque e buscava espaço para a finalização. Porém, pouco incomodava o gol de Marcelo Pitol. As primeiras chances foram do Caxias. Tontini tentou aos nove, mas Geromel cortou. No escanteio, Bruno Ré cabeceou rente ao travessão. O Tricolor não se assustou e manteve o padrão. O gol saiu aos 27. Ferreira cruzou para Matheus Henrique, que marcou de cabeça. No lance, acabou atingido no rosto por Pitol e desabou, mas conseguiu seguir na partida. Tontini teve a chance de empatar quatro minutos depois, mas mandou por cima. O Caxias lutou para ir ao intervalo com o jogo empatado. Aos 38, Brenno precisou fazer dois milagres, em um cabeceio de Thiago Sales e chute de Giovane Gomez.
Rafael Lacerda fez três substituições logo no intervalo para tentar reverter a situação. Mas o Grêmio soube controlar o adversário e correr menos riscos que na etapa inicial. Em dois lances seguidos, foi Ferreira quem teve a chance de aumentar. Numa das finalizações, acertou a trave. Somente aos 26 minutos Bruno Ré conseguiu um cabeceio para o Caxias, que foi para fora. Dez minutos depois, Ferreira fez jogada individual, passou por dois marcadores e fez um golaço. Aos 43, Marcelo Pitol evitou que Guilherme Azevedo fizesse o terceiro do Grêmio.
O atacantedo Grêmio está impossível em 2021. Neste domingo, mais uma vez mostrou que evolui a cada jogo em seus atributos. Como um jogador de frente destemido, entortou o marcador no lance do gol de Maheus Henrique e cruzou na medida para o parceiro fazer de cabeça. No segundo tempo, acertou a trave aos 26 minutos. Mas não perdeu a chance ao passar por cima de dois marcadores na velocidade e no drible e marcar um golaço para garantir a classificação aos 36.
Com o Caxias eliminado, o técnico Rafael Lacerda se despede da equipe, como já havia anunciado antes mesmo da semifinal. Ele não revelou o futuro, mas fez a declaração em um momento de necessidade de união de forças no Grená. As duas derrotas contra o Grêmio causaram uma despedida melancólica. Por outro lado, o goleiro Marcelo Pitol foi só elogios ao agora ex-chefe no fim da partida (veja no vídeo). O time será comandado por Rafael Jaques na Série D.
Comentários