O susto ao ir para o intervalo do jogo contra o Santa Cruz empatando em 2 a 2 indicou o caminho para o técnico Renato Portaluppi encaixar o que poderá ser o time do Gre-Nal. Recém-chegados, Cristian Pavón e Du Queiroz deram novo tom ao Grêmio do meio para a frente, facilitando também a vida de Pepê, que cresceu no jogo como armador.
Além deles, Gustavo Nunes, com um gol e uma assistência, se credenciou para iniciar duelo contra o Inter, no próximo domingo (25), no Beira-Rio, enquanto o centroavante Diego Costa ficou com uma margem para pelo menos estar no banco de reservas.
Renato explicou que tentou acelerar o processo de adaptação de Pavón e Du Queiroz lhes colocando na concentração, mesmo ainda sem ter a certeza se poderia contar com eles em campo. Ambos foram elogiados por terem assimilado rapidamente o que foi proposto.
— Levei eles para a concentração, para participar das refeições, dos vídeos, viram nosso trabalho táticos e ali entenderam bem a maneira que a gente joga, que eu quero que o jogador da posição faça. Não pegaram 100%, mas o principal certamente — disse o técnico, evitando dar pistas sobre a escalação do Gre-Nal:
— Os dois entraram muito bem e mudaram o panorama da partida, acrescentaram qualidade ao time. Eu tenho um grupo, jamais vou falar o meu time para o próximo jogo, independentemente de ser Gre-Nal. Durante a semana vamos treinar, fazer trabalhos táticos, para ter a decisão final.
Com uma pré-temporada completa feita no Atlético-MG, Pavón só teria o entrosamento para resolver no ataque do Grêmio, algo que ele demonstrou estar próximo de encontrar nos 45 minutos em que esteve em campo diante do Santa Cruz. Sendo assim, entraria naturalmente na ponta-direita, substituindo Everton Galdino.
Para encaixar o volante Du Queiroz, o Tricolor poderia ter uma mudança de esquema tático. Renato deixou essa alternativa em aberto. Seja para o Gre-Nal ou para a sequência do ano.
— Tudo pode acontecer. Vocês sabem que eu não gosto de ficar somente em um esquema. Com a chegada dos jogadores, eu tenho mais opções. Obviamente vamos treinar outros esquemas para eles estarem adaptados — destacou.
Uma possível mudança teria Queiroz somando-se com Villasanti e Pepê em um tripé de meio-campo, abrindo mão do armador Cristaldo. Apesar do gol no último jogo, o argentino não tem feito bons jogos na armação.
Afirmação do outro lado do ataque é Gustavo Nunes. Em seu terceiro jogo com a camisa gremista, ele marcou um gol e deu uma assistência, arrancando elogios do treinador. Apesar de ter apenas 18 anos, ouviu que tem um futebol de um jogador mais maduro.
— Tenho conversado e lapidado. O garoto está jogando como um adulto, nos ajudando bastante com gols e preocupando o adversário. Eu até apressei a entrada dele pois perdemos o Soteldo e o Nathan Fernandes. A fila anda no futebol, ele está aproveitando a oportunidade e ainda tem muito a crescer — disse Renato.
Além dos reforços que já tiveram a oportunidade de estar em campo pelo Grêmio, o Tricolor poderá apresentar mais uma novidade no Gre-Nal. Ao menos no banco de reservas. O centroavante Diego Costa, que chegou em 12 de fevereiro em Porto Alegre, pediu 15 dias para entrar em forma, prazo que terminaria depois do clássico. Porém, esse período poderá ser alternado conforme a evolução do jogador durante esta semana.
— Quem vai dizer é ele. Ele chegou, estava há um tempo parado. É acima da média, vai acrescentar bastante qualidade. Mas o que ele me pediu eram uns 15 dias de pré-temporada. Não adianta colocar o jogador antes do tempo e causar uma lesão. Se ele tiver um bom número na parte física para aguentar, no final de semana vamos ver se poderemos usá-lo — explicou Renato Portaluppi.
O elenco do Grêmio voltará aos treinos nesta segunda-feira (19), às 15h30min, no CT Luiz Carvalho. Serão pelo menos seis atividades até a definição da escalação para o Gre-Nal do Beira-Rio. Nathan Fernandes, que retornou aos treinos na semana passada, também poderá ser uma das novidades.
Comentários