O Grêmio chegou ao seu 16º empate no Brasileirão e ao sexto jogo sem vencer na competição. Após perder para Inter e Flamengo, o Tricolor conseguiu apenas um ponto no Paraná, ao empatar com o Coritiba, por 1 a 1, neste domingo (31), em jogo válido pela 33ª rodada.
Paulo Miranda abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo e o goleiro Wilson, de pênalti, empatou na etapa final. No final do jogo, Jean Pyerre desperdiçou uma cobrança de pênalti.
Com o resultado, o Grêmio alcançou os 52 pontos, a mesma pontuação do Palmeiras, quinto colocado, mas com seis pontos a menos do que o São Paulo, quarto colocado, posição que leva a fase de grupos da Libertadores. O Tricolor ainda pode cair para o sétimo lugar, dependendo do resultado do Fluminense, que joga neste domingo, às 20h30min, contra o Goiás, no Estádio do Engenhão.
Além do goleiro Vanderlei, preservado, o técnico Renato Portaluppi não pôde contar com mais nove jogadores para o confronto deste domingo. Kannemann e Matheus Henrique, suspensos, Diego Souza, Pepê, Maicon, Diogo Barbosa, Churín, Geromel e Lucas Silva, lesionados, desfalcaram o Tricolor em Curitiba, que começou a partida com apenas dois daqueles que são considerados titulares: Jean Pyerre e Alisson.
O Tricolor chegava com força pelo seu lado de direito de ataque, principalmente em jogadas de Alisson. Aos 18 minutos, depois de um lançamento de Thaciano nas costas da zaga, o camisa 23 acabou saindo na cara de Wilson, mas bateu em cima do goleiro do Coritiba. Na sequência do lance, Jean Pyerre acabou sofrendo falta na entrada da área. Na cobrança, o camisa 10 gremista botou a bola na cabeça de Paulo Miranda, que teve apenas o trabalho de empurrar para dentro do gol para abrir o placar no Couto Pereira: 1 a 0.
Mesmo com o gol, o Tricolor não parou de atacar o Coritiba e manteve a pressão em cima dos paranaenses. Aos 24 minutos, em mais uma jogada de Jean Pyerre, Thaciano recebeu dentro da área, mas bateu ao lado do gol de Wilson. O Grêmio seguiu com o controle da partida, sem ser ameaçado pelo adversário, que buscava surpreender nos contra-ataques, mas pararam em uma defesa gremista em tarde inspirada.
O Coxa ainda tentou atacar nos 15 minutos finais da primeira etapa. Em um lançamento nas costas da defesa gremista para Cerutti, Paulo Victor teve que deixar sua meta para afastar a bola para longe. As tentativas adversárias pararam por aí e o Grêmio retomou o controle da partida, dosando energia em virtude do calor. Aos 38 minutos, Ferreira driblou dois marcadores e arriscou de fora da área, mas a bola acabou indo para fora, sem preocupar o goleiro Wilson. Na última oportunidade do primeiro tempo, Alisson cobrou escanteio na área, Paulo Miranda dividiu com o marcador e a bola sobrou para Isaque, que bateu em cima da zaga.
As trocas do time paranaense surtiram efeito na posse de bola nos primeiros minutos da etapa final. Aos cinco minutos, Matheus Galdezani pegou a sobra da bola e arriscou de fora da área, mas a bola saiu por cima do gol de Paulo Victor.
Vendo que o time sofria com o calor e o cansaço, Renato Portaluppi trocou duas peças do seu ataque. Luiz Fernando e Everton entraram nos lugares de Isaque e Ferreira, respectivamente. No primeiro lance dos dois em campo, Vanderson fez boa jogada pelo lado direito, tocou para Luiz Fernando, que bateu mascado e Thaciano, dentro da pequena área, chutou na trave.
Na sequência do lance, aos 22 minutos, Rafinha puxou contra-ataque e driblou quatro jogadores do Grêmio antes de ser derrubado por Darlan dentro da área: pênalti assinalado pelo árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araújo. Os jogadores do Tricolor contestaram a penalidade e a partida acabou ficando parada por mais de cinco minutos. Na cobrança, o goleiro Wilson empatou a partida para o Coritiba: 1 a 1.
O técnico Renato Portaluppi resolveu abrir o time em busca da vitória aos 33 minutos da etapa final. Vanderson deu lugar ao atacante Guilherme Azevedo, recuando Alisson para a lateral-direita, e Darlan deixou o gramado para a entrada de Pinares. As trocas acabaram deixando o Tricolor mais suscetível aos contra-ataques do Coritiba, que ainda buscou a vitória, mas esbarrou na limitação técnica.
Comentários