O Grêmio voltou da parada para a data Fifa com os mesmos problemas que surgem quando joga fora da Arena no Brasileirão. Em uma atuação apática, com muito desperdício das chances criadas e erros técnicos, foi derrotado por 2 a 0 para o Red Bull Bragantino na noite desta quinta e perdeu pontos para um adversário direto pelo G-4.
O tropeço em Bragança Paulista, válido pela 23ª rodada, mantém o time em terceiro lugar, podendo perder a posição para o Fluminense no fim da rodada. Agora são quatro jogos consecutivos sem vencer como visitante, incluindo partidas contra Santos, Vasco e Goiás. Com 39 pontos, o Tricolor tem o jogo atrasado contra o Corinthians na próxima segunda-feira (18) para tentar encerrar a viagem por São Paulo com algo positivo.
O Grêmio teve dois reforços inesperados para a partida contra o Bragantino. Villasanti e Carballo, que jogaram por suas seleções na última terça pelas Eliminatórias, começaram como titulares em Bragança. O restante da equipe teve a mesma estrutura das últimas rodadas, com Suárez e João Pedro Galvão no ataque e Cristaldo como articulador. Pepê completou o quarteto de meio-campista. A linha de defesa teve João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo. Gabriel Grando retornou ao posto de goleiro titular após cumprir suspensão.
O Bragantino explorou desde os primeiros minutos a vantagem de velocidade que tinha pelos lados do campo. Helinho e Vitinho eram acionados com frequência e levavam perigo aos defensores gremistas. Apesar do volume de jogo maior do adversário, o Grêmio é quem criou a primeira oportunidade de gol.
Aos 14, Pepê perdeu chance claríssima. O volante apareceu na área e recebeu a bola de João Pedro, mas tentou dar um toque para Suárez e desperdiçou a oportunidade de finalizar no gol.
Quando o domínio do jogo estava quase equilibrado, uma sequência bizarra resultou em gol do Bragantino. Enquanto os jogadores gremistas reclamavam de falta em Kannemann, o time paulista deu sequência ao lance. Jadsom invadiu a área e bateu cruzado. Grando defendeu, mas deu rebote. Vitinho tentou cruzar a bola de volta para a área. Caído, João Pedro tentou afastar de cabeça e marcou contra, aos 19 minutos.
O Grêmio teve sua melhor chance do primeiro tempo com Suárez. Reinaldo encontrou o centroavante passando por trás do marcado, mas o camisa 9 acertou o braço de Cleiton na finalização.
E o desperdício custou caro. Vitinho ampliou para os donos da casa aos 45 minutos. O atacante aproveitou uma falha de Gabriel Grando, que tentou afastar um cruzamento, e completou de primeira a bola que parou em seu pé.
No último minuto da primeira etapa, o Grêmio perdeu outra chance claríssima. Carballo arriscou chute de longe e Cleiton soltou a bola. Reinaldo veio correndo e chutou em cima do goleiro da equipe paulista.
Incomodado com a produção do time, Renato fez três mudanças no retorno para o segundo tempo. Saíram João Pedro
Galvão, Carballo e Rodrigo Ely. Entraram André, Galdino e Bruno Alves. Apesar das caras novas, o Grêmio seguiu com dificuldades de ameaçar o adversário.
O time seguia buscando Suárez em lançamentos para o campo de ataque. Só que o uruguaio acabava desarmado por não ter algum companheiro próximo. Quem conseguia levar o Grêmio para o campo do adversário de forma organizada era Galdino, que jogou novamente improvisado como meio-campista pelo lado direito. Ele criou uma situação para André marcar o gol. Ele rolou a bola para o atacante na entrada da área, que tentou marcar com um chute de bico e parou em Cleiton.
Renato apostou ainda em Ferreira, no lugar de Cristaldo, em busca de mais poder ofensivo. Iturbe, na vaga de Pepê, também foi para o jogo.
O Grêmio terá esta sexta-feira (15) e o final de semana para encontrar respostas antes de voltar a campo. O clube seguirá em São Paulo para se preparar para a partida da próxima segunda-feira contra o Corinthians.
Comentários