O time reserva foi suficiente para o Grêmio golear o Aragua, na Venezuela, manter 100% de aproveitamento na Copa Sul-Americana e garantir matematicamente a classificação para as oitavas de final. O Tricolor dominou completamente os venezuelanos e construiu o placar de 6 a 2, nesta quinta-feira (20), com gols de Léo Chú, Ricardinho, Darlan e Pepê. Stephens e García fizeram para os mandantes.
Com o resultado, o clube gaúcho chegou a 15 pontos e, além de liderar o Grupo H, tem a melhor campanha da Sul-Americana. A vitória foi a oitava em oito partidas sob comando de Tiago Nunes. É com esse embalo que o Grêmio irá para o Gre-Nal 432 em busca do tetra do Gauchão, domingo (23), na Arena.
Com os titulares em Porto Alegre, preservados para o Gre-Nal do próximo domingo, o Grêmio foi a campo na Venezuela com uma equipe repleta de jogadores formados na base. Dos que iniciaram, apenas Paulo Miranda, Cortez e César Pinares não tiveram passagem pelas categorias inferiores do clube. O chileno ganhou a primeira oportunidade com Tiago Nunes, que optou por deixar Jean Pyerre como opção para o decorrer da partida.
Já eliminado, o Aragua também usou um time alternativo. O técnico Edson Rodríguez — substituto de Enrique Garcia, que deixou o clube após a goleada de 8 a 0 na Arena — poupou seus principais jogadores para o Campeonato Venezuelano.Assim como na Arena, o Aragua serviu mais como um treino de luxo para o Grêmio, que entrava na área venezuelana com tranquilidade. A facilidade era tanta que o jovem time gremista até mostrou pouca intensidade na busca pelo gol.
O mais ativo era Léo Chú. Aberto pelo lado esquerdo, ele levou perigo desde o começo da partida. Aos 7 minutos, chutou para defesa de Gil. Na sequência, invadiu a área e caiu pedindo pênalti. Logo depois, a chance veio pelo outro lado. Vanderson cruzou, e Ricardinho cabeceou por cima.O gol era questão de tempo. Mas, quando chegou, foi com uma grande ajuda do goleiro do Aragua, aos 19. Léo Chú chutou e Gil aceitou um frango clássico, deixando a bola passar entre suas pernas na tentativa de fazer o encaixe.
Mesmo em desvantagem, o Aragua não se arriscou para tentar, pelo menos, um gol. O Grêmio seguiu no campo de ataque e ampliou o placar aos 30. Cortez bateu escanteio com perfeição, e Ricardinho, o herói do Gre-Nal, surgiu livre para cabecear. Desta vez, sem culpa de Gil: 2 a 0, placar que o Tricolor apenas administrou até o intervalo.
O Grêmio voltou para o segundo tempo com Jean Pyerre no lugar de Pinares. Já o venezuelano Edson Rodríguez fez três mudanças no Aragua, que surpreendeu balançando as redes aos 2 minutos. Após uma bobeira de Darlan, que acabou desarmado na intermediária, Alfredo Stephens soltou a bomba de fora da área e superou Chapecó.O Aragua nem teve tempo para sonhar com o empate. Cinco minutos depois, Darlan se recuperou. Ele recebeu cruzamento de Léo Chú e finalizou seco para o 3 a 1. Com o jogo resolvido, Tiago Nunes aproveitou para mandar a campo Pepê, que não atuava desde 18 de abril e entrou no lugar de Guilherme Azevedo. Victor Bobsin foi opção para a vaga de Fernando Henrique.
E foi Pepê quem marcou o quarto gol gremista após uma bela jogada com a marca da base gremista. Léo Chú cruzou, Jean Pyerre deu apenas um toque e deixou Pepê livre para apenas empurrar para as redes: 4 a 1. Aos 43, García aproveitou erro na saída de bola da defesa e descontou para o Aragua. Mas Elias, aos 47 e aos 49, marcou duas vezes para o Tricolor e definiu a partida.
O Grêmio cumpriu seu papel na Venezuela. Tiago Nunes pôde preservar seus titulares e dar minutos para nomes como Pinares, Jean Pyerre e Pepê, que deixaram a o departamento médico e serão opções para o Gre-Nal. A nova vitória sobre o Aragua manteve o Tricolor 100% na Sul-Americana.
Comentários