O Grêmio terá mais recursos para contratar na janela de transferências de inverno, prevista para o dia 10 de julho. O clube receberá nas próximas semanas um aporte da TV Globo, por conta da venda dos direitos de televisionamento e espera, com isso, quitar dívidas, melhorar o fluxo de caixa e, consequentemente, ter mais condições financeiras para buscar reforços. A grande prioridade é um zagueiro, mas um atacante e um lateral-esquerdo também podem ser buscados.
O novo contrato assinado entre a Globo e os clubes filiados à Libra tem validade entre 2025 e 2029 e garantirá ao Grêmio entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões por temporada. O valor irá variar dependendo da performance esportiva e da audiência dos jogos da equipe gremista na TV aberta, fechada e pay-per-view.
Contudo, a Globo irá disponibilizar ao Grêmio, ainda em 2024, um adiantamento de aproximadamente R$ 70 milhões. O valor será usado prioritariamente para pagar dívidas de curto prazo, o que trará alívio ao fluxo de caixa do clube. Como consequência, o Tricolor terá condições de aumentar a folha de pagamento, que hoje bate nos R$ 14,5 milhões, incluindo a comissão técnica. Além disso, haverá espaço para, pelo menos, uma contratação mais ousada.
Na janela de verão, a direção utilizou recursos das vendas de Rodrigues, Campaz e Ferreira para comprar do Atlético-MG 80% dos direitos econômicos do atacante Pavon por 4 milhões de dólares (R$ 19,8 milhões), parcelados ao longo dos três anos de contrato. Já no inverno, a ideia é utilizar parte dos recursos da Globo para adquirir um zagueiro afirmado.
Ainda que a CBF tenha aberto uma janela extra entre 1º e 19 de abril para contratações no mercado nacional, o Grêmio deve aguardar o mês de julho, pois os principais alvos para a zaga atuam no mercado europeu. Tentado recentemente, Pedro Henrique, do Athletico-PR, pediu valores elevados e ficou mais distante.
A direção também avalia contratar um lateral-esquerdo, caso Reinaldo seja submetido a uma cirurgia e acabe demorando a retornar, e um atacante para grupo, pedido do técnico Renato Portaluppi. Contudo, nestes dois casos, a ideia é recorrer à criatividade e buscar nomes de baixo custo. Neste caso, a janela de abril pode ser utilizada pela direção.
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