O Governo Federal liberou, em 2021, 925 milhões de reais para ações de proteção e defesa civil em todo o território nacional.
Por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, 592 milhões foram destinados à Operação Carro-Pipa, que distribui água potável a populações atingidas pela estiagem ou seca no semiárido brasileiro.
Outros 333 milhões de reais foram destinados a ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres naturais ou provocados em 361 cidades do País. Também foram repassados recursos para governos de nove estados.
Os recursos liberados no ano passado também incluem 47 milhões de reais para projetos e obras de contenção de encostas em áreas urbanas e 28 milhões para obras emergenciais de mitigação para redução de desastres.
Além disso, a Defesa Civil Nacional também capacitou, em 2021, mais de 9 mil pessoas, de 1.226 entes federativos, por meio de cursos de ensino a distância.
O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, destaca que a capacitação foi o maior ganho de 2021 e ressalta a importância disso a curto e longo prazo.
TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil
"A educação tem a capacidade de mudar as circunstâncias, as pessoas e as instituições. Antigamente, nós fazíamos cursos e deixávamos o material disponível na plataforma por um período determinado. Agora, com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, nossos cursos ficam permanentemente. Qualquer cidadão brasileiro pode fazer um curso e aprender sobre teoria e prática no que diz respeito à gestão de riscos e desastres.”
LOC.: No ano passado, a comunicação de risco para manter as pessoas informadas e precavidas também foi intensificada.
Ao todo, foram gerados quase 200 mil alertas de risco. Além disso, mais 18 mil mensagens foram enviadas por SMS para telefones de brasileiros em situação de perigo.
Para saber mais sobre os investimentos do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Manuela Rolim
Comentários