Ferroeste projeta ramal de R$ 6 bilhões para trazer grãos até Chapecó.

Com a ferrovia, boa parte das carretas carregadas de cereais deixariam de circular nas rodovias, desafogando o trânsito e reduzindo custos à produção.

Ferroeste projeta ramal de R$ 6 bilhões para trazer grãos até Chapecó.
 ferrovia paranaense Ferroeste apresentou ao governo federal, no âmbito do novo programa Pro Trilhos, pedido para implantar trecho de ferrovia ligando Cascavel, no Oeste paranaense, a Chapecó, em Santa Catarina. A nova ferrovia terá traçado de 286 quilômetros e está orçada em R$ 6 bilhões com recursos privados. A informação é do Ministério da Infraestrutura, que lançou o novo programa ferroviário nacional dia 2 deste mês e recebeu até agora projetos para 11 novas ferrovias no país.

O maior interesse em investimentos ferroviários acontece porque o governo federal editou a Medida Provisória 1.065/2021 que cria o novo programa Pro Trilhos, que tem como diferencial o modelo de concessão por autorização. Essa alternativa prevê menos exigências a investidores e também não solicita a devolução da obra no fim da concessão. O projeto, considerado novo marco a setor, foi apresentado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e o presidente Jair Bolsonaro. Mas para entrar em vigor, será necessária a aprovação do Congresso Nacional.

Se esse novo modelo acelerar ferrovias, resolve um gargalo logístico histórico de Santa Catarina, que é a dificuldade para trazer grãos pra alimentação animal, principalmente da Região Centro-Oeste do país. Este ano, o Estado deverá importar mais de 5 milhões de toneladas de milho porque a produção local ficou em pouco mais de 2 milhões de toneladas. Com a ferrovia, boa parte das carretas carregadas de cereais deixariam de circular nas rodovias, desafogando o trânsito e reduzindo custos à produção.

A iniciativa da Ferroeste não surpreende porque ela já participou de reuniões em Chapecó para tratar da instalação desse ramal para trazer grãos, principalmente da região Centro-Oeste. A empresa, que tem o governo do Paraná entre os acionistas, também apresentou requerimentos para a construção de linhas ferroviárias entre Maracaju/MS e Dourados/MS, com 76 quilômetros de extensão; de Guarapuava/PR e Paranaguá/PR, com 405 quilômetros; e entre Cascavel/PR – Foz do Iguaçu/PR, ligação com 166 quilômetros.

O Ministério de Infraestrutura informa que os pedidos para novas ferrovias apresentados até agora somam 3,6 mil quilômetros em diversas regiões do país, abrangendo 10 estados. Eles vão necessitar de R$ 53 bilhões em investimentos. Os novos traçados vão contemplar os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais,  Pernambuco e Piauí.

Além dessa ferrovia para trazer grãos, Santa Catarina tem outras demandas relevantes em logística ferroviária. Uma delas, mais urgente, é o contorno de Joinville e região, uma obra que está com mais de 10 anos de atraso e foi orçada em R$ 450 milhões. A Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) tem algumas obras prioritárias previstas no segmento, entre as quais a Ferrovia Litorânea e uma ligação Leste-Oeste, para cargas e passageiros.

 
 
 
 
Fonte: DC
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