Faltam 675 mil doses para SC concluir 1ª dose em adultos no prazo; veja motivos e índices.

Dificuldades como a falta de doses e o não comparecimento foram relatadas nas maiores cidades de Santa Catarina que ainda não encerraram a vacinação dos adultos.

Faltam 675 mil doses para SC concluir 1ª dose em adultos no prazo; veja motivos e índices.
Santa Catarina não concluirá a aplicação da primeira dose em toda a população adulta com 18 anos ou mais até esta terça-feira (31), conforme estimado pelo governo estadual. Ao todo, 675 mil doses são necessárias para vacinar cerca de 20% da população adulta que ainda falta, segundo a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica).
O ND+ entrou em contato com as 20 maiores cidades do Estado. Florianópolis foi a única que atingiu 100% da população adulta vacinada prevista. Entretanto, ainda faltam cerca de dois mil moradores: as estimativas do município se baseiam em projeções, uma vez que o último Censo foi feito em 2010 e não necessariamente coincide com a realidade.
Outras cinco cidades aplicaram a D1 em mais de 90% do público: Chapecó (95%), Palhoça (95,4%), Tubarão (96,2%), Lages (95%) e Concórdia (96,6%). Por outro lado, Rio do Sul e Gaspar sequer ultrapassaram a casa dos 80%. A lista completa pode ser conferida no fim da reportagem.
Apesar de 134 municípios terem as doses necessárias para atender todo o grupo já na última sexta-feira (27), conforme levantamento da Dive/SC, 161 cidades permaneciam com adultos para serem imunizados.
 
Busca ativa e falta de doses
Conforme Eduardo Macário, superintendente da Dive, a conclusão depende principalmente da entrega de novos lotes de imunizantes pelo Ministério da Saúde. “O número de recusas é muito pequeno. Santa Catarina tem uma cultura de vacinação que vemos, por exemplo, na vacina contra a influenza”, avalia.
Balneário Camboriú, Joinville, Rio do Sul e Blumenau estão entre as prefeituras que informaram estar aguardando novas vacinas. A prefeitura de Criciúma, por exemplo, estima aplicar a D1 em todos os nove mil adultos faltantes até a primeira quinzena de setembro, quando está previsto o início da dose de reforço para idosos.
Já os 3,8% de adultos faltantes em Tubarão são aqueles que ainda não foram se imunizar. O município conta com imunizante disponível e dispensa agendamento. “A conclusão da vacinação depende muito da busca da população. Já realizamos diversas ações em datas diferentes, horários alternativos”, informou a prefeitura de Tubarão, em nota.
 
Vacinação dos jovens e terceira dose
Segundo Macário, a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos ocorrerá paralelamente à vacinação dos adultos remanescentes. “Já foi pactuado entre o Estado e os municípios que a partir de amanhã [quarta] os jovens serão vacinados, começando com os portadores de comorbidades, deficiências, puérperas e lactantes”, explica.
Também há uma terceira campanha de vacinação prevista para setembro em Santa Catarina, com a aplicação da terceira dose em idosos e imunossuprimidos.
 
População adulta vacinada com 1ª dose nas maiores cidades
Florianópolis – 100%;
Concórdia – 96,6%;
Tubarão – 96,2%;
Palhoça – 95,4%;
Chapecó – 95,3%;
Lages – 95%;
Joinville – 88%;
Criciúma – 87,7%;
Itajaí – 86%;
Jaraguá do Sul – 85,2%;
São Bento do Sul – 84,95%;
Brusque – 84,01%;
Balneário Camboriú – 82,7%;
Rio do Sul – 76%;
Gaspar – 70,86%.
Blumenau – 62,3% (a Prefeitura informou apenas a taxa de vacinados entre a população total);
Itapema – faltam cerca de mil moradores; e
Navegantes -falta cerca de sete mil moradores.
 
 
 
 
Fonte: ND mais - notícia do dia
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.