O local é um frigorífico de aves da Seara Alimentos e tem cerca de 1500 funcionários. Segundo os auditores-fiscais do trabalho, a fiscalização encontrou irregularidades no distanciamento seguro entre os trabalhadores na linha de produção e a inexistência de medidas de vigilância para controle do vírus. A unidade já vinha sendo monitorada, ao lado de outros frigoríficos na região, pelo risco de avanço do coronavírus nas indústrias.
Os auditores citaram também que a empresa manteve em atividade mais de 40 trabalhadores que pertencem ao grupo de risco. O caso mais grave seria de um funcionário com hipertensão, que não foi afastado preventivamente, contraiu covid-19 e precisou ser internado e entubado por 10 dias.
A suspensão das atividades dos frigoríficos no Oeste catarinense já havia sido ventilada nos primeiros dias de maio, após uma audiência pública na Assembleia Legislativa de SC (Alesc). Negada pela Secretaria de Agricultura de SC e por representantes do setor, a paralisação por 14 dias era defendida pelo Ministério Público do Trabalho.
"A JBS tem como objetivo prioritário a saúde dos seus colaboradores e adota um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 em suas unidades. Essas medidas seguem as orientações dos órgãos de saúde e do Hospital Albert Einstein, além de especialistas médicos contratados pela empresa para apoiar na implantação de um protocolo robusto e necessário para proteção dos seus colaboradores.
São 25 anos de história dessa unidade com a comunidade de Ipumirim e, somente nessa fábrica, a empresa emprega mais de 1400 pessoas. Diariamente, a unidade de Ipumirim processa 135 mil aves. Com a suspensão dessa operação, é inevitável que a cadeia de produção, incluindo os 240 produtores rurais da região, também tenha que suspender suas atividades, o que poderá trazer graves consequências no âmbito social, econômico, sanitário e de abastecimento à população. A interrupção das atividades na cidade promove um clima de instabilidade perante todos os colaboradores e comunidade que, de forma direta e indireta, se relaciona e depende do funcionamento da unidade.
Comentários