Os produtores de suínos em Santa Catarina estão passando por um momento difícil com o preço baixo pago por quilo. A partir do primeiro trimestre do ano passado, o preço do suíno começou a baixar e o cenário só foi se agravando até o final do ano, fazendo com que o produtor perdesse o valor de R$ 110 por animal. A constatação é do presidente da ACCS Losivanio de Lorenzi.
Conforme o presidente, nestas primeiras semanas do ano os produtores independentes estão com prejuízos que se aproximam dos quatro reais por quilo. Sendo que o suíno é comercializado a R$ 3,80 com o custo de produção de R$ 8. Segundo ele, isso significa um prejuízo de R$ 350 por animal comercializado. Apenas neste início de ano, foram duas baixas registradas no preço ao pago ao suinocultor somando ao todo 30 centavos por quilo. O presidente lembrou ainda que a seca no oeste do estado tem encarecido os insumos nos últimos meses e agravado ainda mais a situação dos produtores. Na avaliação dele, o produtor está pagando para trabalhar, e para piorar o cenário, não há uma expectativa que o mercado de suínos seja regulamentado tão cedo.
Com excesso de suínos em estoque, que leva o mercado a comprar menos, consequentemente afetou a aquisição de suínos por parte dos produtores. O presidente Losivanio de Lorenzi, disse que em uma região do Estado alguns suinocultores estão diminuindo a produção e outros abandonando a atividade e migrando para outro setor. Ele citou que na região de Braço do Norte, um dos berços da produção, tem vendido as matrizes a R$ 2,50 o quilo do suíno para fechar a granja. Para o presidente é lamentável que o produtor chegue neste ponto e feche a granja mesmo com todo o investimento realizado.
Para solução do problema atravessado pelo setor, Lorenzi acredita que as indústrias e cooperativas deveriam diminuir o plantel. Para ele, houve um crescimento mal planejado devido ao grande número de matrizes. Losivanio salientou que o mercado ficou focado no mercado chinês, que decepcionou o mercado internacional. Mesmo com recorde de vendas para fora do Brasil no ano passado, o setor não teve lucro. Por isso, é necessário ter um bom planejamento entre oferta e demanda.
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