Em sessão solene, Itapiranga recebe título de Capital Catarinense do Cooperativismo de Crédito.

Em sessão solene, Itapiranga recebe título de Capital Catarinense do Cooperativismo de Crédito.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta sexta-feira, 02, sessão solene em homenagem ao Sicoob Creditapiranga na Câmara de Vereadores com entrega de título ao município de capital do cooperativismo de crédito. O evento faz parte das comemorações dos 90 anos do Sicoob Creditapiranga.

A preposição foi da deputada Marlene Fengler. Ela é natural do interior de Itapiranga e procurou valorizar a história de 90 anos do Sicoob Creditapiranga. O projeto já tinha sido aprovado na Alesc e nesta sexta-feira, 02, ocorreu a formalização.

A deputada Marlene Fengler presidiu o evento no qual o Poder Legislativo prestou homenagem a personalidades e entidades pelos 90 anos de parceria e contribuição para o fortalecimento do Sicoob Creditapiranga. A deputada é autora do Projeto de Lei, transformado na Lei que reconhece o município de Itapiranga como a capital catarinense do cooperativismo de crédito. A iniciativa da deputada atendeu sugestão do presidente do Sicoob de Itapiranga, Simplício Muerer e de lideranças locais na defesa do reconhecimento legal de Itapiranga como berço da modalidade no estado.

Ao defender a aprovação do texto, a parlamentar, filha de agricultores, lembrou das dificuldades da família em obter crédito no sistema tradicional, além das exigências contratuais dos financiamentos que praticamente inviabilizavam a tomada de empréstimos por produtores familiares. A alternativa era o autofinanciamento com a criação de cooperativas cujos os donos seriam os próprios associados. Marlene Fengler destacou que seu pai sempre falava na importância em ter uma cooperativa formada por pessoas que se conheciam, se respeitavam e acreditavam umas nas outras. Era a essência da formação daquela comunidade, porque por ali girava toda a economia local.

Nesta sexta-feira, 02, durante sua fala na sessão solene, Marlene lembrou ainda que as pessoas tinham medo de procurar instituições bancárias, mas não tinham medo de procurar as cooperativas, porque eram formadas por produtores com perfis semelhantes e tinham os mesmos valores. A deputada observa que essa essência criou o que temos hoje: um sistema de cooperativas que é uma potência em Santa Catarina e no Brasil.

Para o presidente do Sicoob Creditapiranga, Simplício Meurer, a sessão solene em homenagem ao Sicoob Creditapiranga realizada nesta sexta-feira, 02, é um marco histórico. Conforme ele, 2022 foi um ano de vários eventos e homenagens em decorrência das nove décadas de história do Sicoob Creditapiranga.

Ainda na noite desta sexta-feira, 02, também ocorreu o lançamento do livro ''Bases sólidas para o futuro: 90 anos de cooperação do Sicoob Creditapiranga (1932 - 2022)", que conta a trajetória dos 90 anos da cooperativa escrita por Douglas Orestes Franzen pela Editora Schreiben.

 

 

Fonte(s): Portal Peperi
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.