DNIT avança com estudos e projetos da nova BR-163 sul, no Extremo Oeste.

Fase contempla a elaboração dos projetos de engenharia, com a obra acontecendo na sequência.

DNIT avança com estudos e projetos da nova BR-163 sul, no Extremo Oeste.
Foto: DNIT / Divulgação.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está em andamento com a elaboração de estudos e projetos para a implantação da nova BR-163 sul, prevendo um novo traçado a partir de Iporã do Oeste, nova ponte sobre o rio Uruguai em Itapiranga e mais um trecho de rodovia em solo gaúcho.

Neste início de 2024, o trabalho consiste em levantamentos topográficos, coleta de amostras do solo e do fundo do rio para estudos geotécnicos, avaliações sobre o tráfego e número de acidentes, além de projeção de geometria de pista e novo traçado do que será a futura BR-163 sul na região.

O objetivo, segundo o DNIT, é garantir na nova BR-163 sul um padrão de qualidade de rodovia federal, incluindo novas intersecções, como trevos e acessos, contornos para trechos urbanizados, com possibilidade de terceiras faixas e rodovia com capacidade para suportar tráfego pesado de caminhões e também o crescente fluxo estimado para os próximos anos.

A execução de projetos e estudos são realizados ao longo de um trecho de 58 quilômetros. O segmento contempla 25 km em solo gaúcho, ligando a rodovia até o município de Tenente Portela (RS), a nova ponte sobre o rio Uruguai entre Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS), com 1200 metros, e mais 32 km de rodovia em solo catarinense, entre Itapiranga e Iporã do Oeste.

Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM com informações do DNIT

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