Neste sábado, ocorre o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação e contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação. Os postos de saúde das cidades catarinenses estarão abertos das 8h às 17h para atualizar a imunização dos mais jovens. O público-alvo são crianças e adolescentes de até 15 anos.
>> Siga o novo Instagram do Portal São Miguel <<
O objetivo das campanhas, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), é vacinar esses jovens contra a poliomielite e atualizar as doses que estejam faltando contra outras doenças. As duas campanhas vão até 30 de outubro.
No caso da poliomielite, o alvo são crianças entre 1 e 4 anos. Esse grupo abrange 342.285 crianças. A meta é vacinar pelo menos 95% delas, o que corresponde a 325.684.
Em relação às demais vacinas, serão oferecidas:
- Febre amarela
- Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- dT (difteria e tétano)
- Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY)
- HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18)
- Poliomielite
- BGC (formas graves de tuberculose)
- Hepatite B
- Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite b)
- Rotavírus (diarreia por rotavírus)
- Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos)
- Meningocócica C (doença meningocócica C)
- Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
- DTP (difteria, tétano e coqueluche)
- Hepatite A
- Varicela (catapora)
Mobilização nas cidades de SC
Em Florianópolis, a ação será realizada em centros de saúde, tendas e drive-thrus instalados em diferentes pontos da cidade. No caso da atualização das cadernetas de vacinação é necessário ir aos postos de saúde, que estarão abertos no sábado das 8h às 17h. A vacina contra poliomelite serão oferecidas nos centros de saúde, em drive-thru, das 9h às 16h e também em tendas.
Em Criciúma, no Sul do estado, 44 postos de saúde estarão com salas de vacina funcionando. Os números no município são preocupantes. A meta é vacinar 10 mil crianças contra a poliomielite. Até agora, apenas mil tomaram as doses.
Em Joinville, no Norte, serão 44 unidades abertas. A distribuição de senhas vai até as 16h.
No Vale do Itajaí, Blumenau tem, além das salas de vacina, um ambulatório montado no Parque Vila Germânica. O atendimento é por ordem de chegada.
Em Chapecó, no Oeste, a meta é vacinar 14,6 mil crianças. E em Lages, na Serra, além das 19 unidades de saúde nos bairros, as doses serão aplicadas também na central de vacinação, no centro da cidade.
Cuidados na prevenção à Covid-19
Como a campanha ocorre em meio à pandemia do novo coronavírus, serão tomados os seguintes cuidados para evitar o contágio da doença:
- vacinas devem ser aplicadas em salas bem ventiladas e desinfetadas com frequência;
- salas de vacinação devem disponibilizar álcool em gel para que população possa higienizar as mãos;
- jovem que será vacinado só pode ter um acompanhante;
- pessoas com suspeita ou confirmação de coronavírus devem adiar a vacinação até, pelo menos, três dias depois do desaparecimento dos sintomas, com tempo mínimo de isolamento de 14 dias do início dos sintomas.
G1SC
Comentários