O Independiente del Valle do Equador venceu o São Paulo por 2 a 0 neste sábado, em Córdoba (Argentina), e conquistou pela segunda vez na sua história o título da Copa Sul-Americana.
O atacante argentino Lautaro Díaz abriu o placar aos 13 minutos de jogo e seu compatriota Lorenzo Faravello selou a vitória aos 22 do segundo.
O Del Valle também ganhou o direito de disputar a Recopa Sul-Americana de 2023 com o campeão da Libertadores de 2022, que será decidida entre Flamengo e Athletico Paranaense no dia 29 de outubro em Guayaguil.
Com a vitória no estádio Mario Alberto Kempes, o time também garantiu passaporte para a principal competição do continente no ano que vem.O Independiente del Valle se juntou ao grupo de maiores vencedores da Sul-Americana com dois títulos, ao lado de Boca Juniors e Independiente da Argentina e Athletico Paranaense.
"É uma lição para todo o futebol, de que os processos te dão vitória. Isto não é uma casualidade, é consequência de um processo", comemorou Faravelli, acrescentando que estas "estas são as primeiras páginas da história deste clube. Tomara que escrevamos mais".Já o São Paulo até melhorou no jogo depois do intervalo ao trabalhar melhor a linha formada por Patrick, Luciano e Calleri, mas faltou dinâmica à equipe para conseguir marcar.
Calleri ainda foi expulso aos 48 do segundo tempo e três minutos depois Diego Costa também recebeu cartão vermelho.Por seu histórico de títulos na Libertadores, Recopa e Mundial de Clubes, o São Paulo era favorito no papel, apesar de não viver um bom momento no Campeonato Brasileiro.
"Eles foram melhores, fizeram os dois gols nas duas chances que tiveram. Agora temos que seguir para ver o que podemos fazer no Brasileirão", explicou o atacante Luciano.
"Tivemos algumas chances, mas falhamos e, infelizmente, deixamos escapar o dia que era mais importante. Queríamos dar o título aos torcedores, mas não conseguimos", lamentou.O São Paulo não disputava uma final internacional desde a da Sul-Americana de 2012, da qual o time saiu campeão. Desde então, o único título do 'Tricolor' foi o do Campeonato Paulista de 2021.
Comentários