Depois de registrar fortes ocorrências de chuva, deixando cidades como Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz em estado de emergência por conta dos alagamentos e deslizamentos na região, Santa Catarina volta a entrar em alerta para a chegada de novos temporais.
O alerta emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina apresenta um mapa, agora com novas regiões sob influência das chuvas, que devem se preparar para altos volumes de água a partir de quinta-feira (15).
Os números podem chegar, na região Oeste, aos 100 mm de água, com média variando entre 50 e 80 mm. A notificação, que começa por volta das 18h de quinta, fica valendo até a madrugada de sábado (16), com horário estimado até às 6h.Formação das fortes chuvas
Há basicamente quatro elementos que compõem a formação de novas ocorrências de chuva neste período. Essa combinação reúne diferentes sistemas vindos de praticamente todas as direções.No geral, uma baixa pressão que está sobre o Paraguai, somada ao fluxo intenso de ar quente que vem da região Norte do Brasil, combinado com uma área de baixa pressão próximo ao Litoral catarinense e o deslocamento de uma frente fria pelo Litoral gaúcho, provocam a situação.
Segundo o órgão de monitoramento, as pancadas de chuvas podem vir em forma de temporal, variando a intensidade das chuvas entre moderada a forte, além de raios, queda de granizo e rajadas de ventos que chegam aos 70 km/h. As chuvas começam na porção Oeste do Estado e se deslocam para o Leste, durante a sexta.Alerta e cuidados
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu orientações à população para que sejam evitados acidentes e tragédias relacionados ao período de chuvas previsto na região.Confira quais são as principais orientações da Defesa Civil:
- Busque um local abrigados, longe de árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados;- Fique longe das janelas de casa ou trabalho, retire os aparelhos eletrônicos das tomadas;
- Se estiver em região praiana, não fique na água;
- Evite transitar, a pé ou dentro de veículos, sob locais alagados, além de pontes submersas e pontilhões;
- Fique atento às crianças que estão pertos de rios ou ribeirões, além de observar árvores que estejam inclinadas, movimentos de terras ou rochas próximo às casas e aparecimento de rachaduras em muros ou paredes;
Próximos dias
A Epagri/Ciram também alerta para chuva intensa e temporais localizados na sexta-feira, podendo atingir do Oeste ao Planalto, com chances de serem mais intensos no Oeste.A condição atinge o Litoral entre a tarde e noite. A temperatura se mantém amena devido à presença de nuvens.
No sábado (16), o tempo será com mais nuvens e chuva isolada na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia com aberturas de sol em boa parte do Estado, por conta do avanço de uma massa de ar mais seco e frio.Confira as temperaturas para sexta-feira (15):
Litoral Norte: 20°C / 24°C;
Planalto Norte: 14°C / 21°C;
Grande Florianópolis Litorânea: 19°C / 22°C;
Grande Florianópolis Serrana: 15°C / 21°C;
Vale do Itajaí: 15°C / 22°C;
Litoral Sul: 17°C / 25°C;
Planalto Sul: 12°C / 18°C;
Meio-Oeste: 14°C / 19°C;
Oeste: 14°C / 21°C;
Extremo-Oeste: 16°C / 23°C.
Comentários