A Associação Hospitalar de Tunápolis realizou no dia 29/03 a Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas. Pela 1ª vez na história da instituição, a assembleia foi realizada de forma online pelo aplicativo “Google Meet”, devido ao Decreto estadual que proíbe a reunião de pessoas. O formato, no entanto, não prejudicou a transparência das contas, que foram apresentadas de forma detalhada pelo contador e a planilha disponibilizada aos participantes. As contas apresentaram um pequeno déficit em 2019 e um superavit em 2020. As mesmas receberam parecer favorável do Conselho Fiscal e foram aprovadas por unanimidade.
O Presidente Vanduir Matias Deters também apresentou de forma sucinta um relato dos principais investimentos e realizações feitas no Hospital nos últimos dois anos. Ele destacou habilitação de 07 novos leitos SUS da Unidade de Saúde Mental, a contratualização da nova política Hospitalar de Santa Catarina com a Secretaria de Estado da Saúde, aquisição de poltronas, computadores, Sistema de Vigilância Eletrônica, cadeiras e sofá, carro de transporte de alimentos, maca hidráulica, fogão industrial, Academia ao Ar Livre com recursos de emenda parlamentar. Deters também ressaltou a aquisição de camas novas com recursos da rifa do Bike Tunas e do Fórum da Comarca de Itapiranga, aquisição de caixas de água que atendem as exigências atuais da vigilância sanitária, recebimento de recursos para custeio e folha de pagamento, elaboração do Plano de Investimentos com os recursos do Covid-19, como Sala de triagem, vestiário, roupeiro novo, banheiros com acessibilidade, quarto para médico, leito novo, EPIs, Uniformes para as funcionárias. “Com satisfação, também recebemos diversas doações nesses dois anos, das cooperativas e da população em geral”, disse.
Para a composição da nova diretoria foi apresentada somente uma chapa. A mesma foi aprovada por todos os presentes. Vanduir Matias Deters foi reeleito presidente, vice-presidente Arcádio Orth, Secretário Márcio Turcatto, vice-secretária Suzana Frizon, Tesoureira Clair Pohlmann e vice-tesoureiro Alcides Hofer. O conselho fiscal ficou constituído pelos membros titulares Volmir Immig, Adriano Gassen e Paulo Hahn e suplentes Jorgélia Dalmonte, Luana Heberle e Darci Naue.
Após a eleição, o Presidente Vanduir falou das adequações que estão sendo feitas para atender a vigilância sanitária afim de regularizar salas e ter a autorização para a instalação do Raio X, no entanto, ressaltou o prazo depende da vigilância. Também falou do projeto de energia solar do Hospital, para qual conseguiu um recurso de emenda parlamentar e encaminhou um pedido a Prefeitura para captar os recursos das sobras da Câmara de Vereadores. “O grande desafio para o próximo biênio é com a pandemia, que mexeu com a economia e afeta os hospitais diariamente. Os reajustes dos recursos que recebemos foram de percentual baixo, mas houve um aumento absurdo dos medicamentos, produtos e insumos diversos. Com ajuda da comunidade e do poder público vamos vencer essa batalha”, finaliza.
Comentários