A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), juntamente com seus municípios associados, organizou um evento de grande importância para a comunidade educacional da região. A Conferência Nacional de Educação (CONAE) Regional reuniu representantes de 19 municípios em uma jornada de reflexão, avaliação e proposição de melhorias para a educação no último decênio.
Na abertura do evento, as autoridades convidadas deram início às atividades com falas de sensibilização, ressaltando a relevância desse encontro para a melhoria da educação na região. O evento, dividido em etapas, concentrou-se na análise dos eixos temáticos, envolvendo participantes de todos os municípios.
Cada participante teve a oportunidade de aprofundar seu estudo nos eixos temáticos específicos. Durante as plenárias de eixo, foram debatidas metas, desafios e estratégias para a educação na região. Essas discussões permitiram que os participantes compreendessem mais profundamente as necessidades e potencialidades de cada eixo a nível regional.
A coordenadora do colegiado de Educação da AMEOSC, Laís Teloken, destacou a relevância da CONAE, enfatizando que o evento passa por dois momentos essenciais. Em suas palavras: “A CONAE é um evento relevante pois passa por dois momentos essenciais que são: avaliação do plano do último decênio, onde pôde-se ver o quão próximo ou distante os municípios ficaram das metas que foram propostas. E também é um momento onde analisa-se o porquê as metas foram atendidas ou não.”
Além da avaliação do último decênio, a CONAE Regional também foi o momento de discutir novas proposições. Essas proposições visam direcionar as ações educacionais para o próximo decênio, incorporando as lições aprendidas e as necessidades identificadas durante as discussões.
A etapa final da conferência consistiu na aprovação de cada proposição e na escolha dos delegados que irão representar os municípios da região da AMEOSC na etapa nacional da CONAE.
Fonte: Ascom
Comentários