Vestido de azul celeste, e com Suárez na torcida em um dos camarotes da Arena, o Grêmio venceu o Atlético-MG por 1 a 0. Apesar dos desfalques de seu centroavante titular e de Villasanti, o time de Renato Portaluppi conseguiu um resultado importante na noite deste sábado (22).
Com 29 pontos, e mesmo com um jogo a menos em relação a Flamengo e Palmeiras, o Tricolor reassume o segundo lugar na tabela, após partida válida pela 16ª rodada do Brasileirão. O foco da equipe agora se volta para o confronto da próxima quarta-feira (26) contra Gabigol e Cia., no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil.
A escalação de Renato apresentou uma surpresa de última hora. Villasanti não suportou as dores musculares que o atrapalharam nos últimos dias e deu lugar ao jovem Ronald. E o volante, que fez sua estreia como titular, se mostrou peça relevante.
Em sua primeira participação, Ronald abriu o placar na Arena. Cristaldo cobrou escanteio com perfeição e o volante cabeceou sem chances para o goleiro do Galo. A festa dos jogadores em campo, protagonizada por um menino torcedor gremista declarado, empolgou também as arquibancadas.
Aos 12, André Henrique foi lançado por Cristaldo. O centroavante esperou a passagem de Bitello e cruzou na medida para o companheiro, mas a finalização estourou em cima de um defensor do Atlético-MG
Aos poucos, a pressão inicial do Grêmio foi perdendo força. Apesar de ameaçar mais em contra-ataques do que em lances construídos com a bola de pé em pé, o Atlético-MG foi ganhando o controle.
A grande chance dos visitante aconteceu em uma desatenção coletiva da defesa do Grêmio. Igor Gomes, aos 37 minutos, encontrou espaços às costas de Reinaldo em um lindo lançamento. Pavón cruzou e encontrou Paulinho completamente livre, João Pedro veio correndo para tentar atrapalhar o adversário, mas o cabeceio saiu fraco demais. Grando fez a defesa sem problemas.
Quase nos acréscimos, Gabriel Grando fez a defesa que garantiu o resultado parcial para o Grêmio. Pavón arriscou um chute de fora da área, mas o goleiro gremista evitou que a bola entrasse no ângulo. O primeiro tempo veio como alívio para o time de Renato. Era o momento de maior pressão do Atlético-MG na partida.
Sem mudanças no segundo tempo, o Grêmio voltou melhor do intervalo. Bitello criou algumas situações de perigo pelo lado direito de ataque, mas sem chances de concluir. Aos 15, André Henrique pediu para deixar a partida por dores na perna esquerda. O que promoveu uma outra estreia no time principal. O jovem paraguaio Freddy Noguera, de apenas 19 anos, entrou no jogo.
Ao demorar para cobrar um lateral, Reinaldo levou cartão amarelo. Foi o terceiro do jogador, que desfalcará o Grêmio contra o Goiás no próximo domingo. Renato fez outras duas intervenções. Em busca de mais fôlego, Ferreira e Mila entraram nos lugares de Bitello e Ronald.
Mas foi o Atlético-MG que chegou com perigo. Aos 23, Igor Gomes entrou na área do Grêmio, mas foi travado no momento da finalização por um carrinho de Kannemann.
Inspirado pelo gol de Ronald, Mila também tentou fazer o seu. Após linda jogada de Ferreira, que distribuiu dribles pelo lado esquerdo do ataque, o volante recebeu na entrada da área do Atlético-MG. A finalização buscou o ângulo, mas passou raspando o lado de fora das traves.
Sem aproveita as chances, o Grêmio acabou sofrendo o empate. Mas apenas por alguns instantes. Alan Kardec subiu entre todos os defensores gremistas e cabeceou com firmeza no canto esquerdo de Gabriel Grando. A torcida acompanhou em tempo real a análise do VAR e comemorou como se fosse gol quando as linhas mostraram que o atacante do Galo estava adiantado.
O sustou ligou o aleta no Tricolor. Iturbe foi a campo no lugar de Cristaldo para dar velocidade ao contra-ataque, mas praticamente se tornou mais um dos defensores da equipe.
O Grêmio soube suportar a pressão do Atlético-MG para confirmar a vitória, mesmo com sete minutos de acréscimos. Com a missão pelo Brasileirão resolvida, a noite de sábado dá esperanças de que o time contará com Suárez em campo, na quarta, contra o Flamengo. O uruguaio ainda terá conversas durante a semana com a comissão técnica e a direção, mas é essa a expectativa. Um duelo de camisas 9. De um lado Suárez. E Gabigol como seu rival.
Próximo jogo
Quarta, 26/7 — 21h30min
Grêmio x Flamengo
Arena — Copa do Brasil (semifinal, jogo de ida)
Comentários