O Grêmio manteve o 100% e ficou muito perto da classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na noite desta quinta-feira (13), o Tricolor venceu o Lanús por 3 a 1, na Arena, e aumentou para seis pontos a vantagem para os argentinos restando duas rodadas para o encerramento da fase de grupos. Ferreira, duas vezes, e Matheus Henrique marcaram os gols gremistas. O zagueiro Burdisso descontou para os visitantes.
A baixa da partida ficou por conta da lesão de Thiago Santos, que sentiu dores na coxa direita e precisou sair ainda antes do intervalo. O Tricolor agora foca suas atenções na decisão do Gauchão nos próximos dois domingos. Entre os Gre-Nais, terá o compromisso com o Aragua, na Venezuela, na quinta-feira, pela Sul-Americana.
Com o primeiro clássico Gre-Nal da decisão do Gauchão no domingo, o técnico Tiago Nunes optou por preservar Diego Souza no início da partida contra o Lanús. O artilheiro gremista na temporada ficou no banco do xará Diego Churín, que foi escalado no comando do ataque.O time ainda teve outra surpresa: Lucas Silva na vaga de Darlan no meio-campo. Tendo a necessidade da vitória para manter a esperança de classificação para as oitavas de final da Sul-Americana, Luis Zubeldía montou sua equipe de forma bastante ofensiva. O treinador estava suspenso e não pôde ficar no banco, sendo substituído pelo auxiliar Maxi Cuberas. A escalação argentina contou com quatro atacantes de origem: De La Vega, Acosta, Orsini e Sand.
O jogo mostrou logo no início que as duas equipes queriam atacar e os gols saíram cedo. Aos 2 minutos, o Grêmio repetiu uma jogada que havia dado certo contra o Caxias, no último domingo. Ferreira cruzou e o pequeno Matheus Henrique apareceu na área para desviar de cabeça e abrir o placar: 1 a 0. O Tricolor, porém, teve pouco tempo para comemorar. Também pelo alto, o Lanús chegou ao empate. Aos 5, o zagueiro Guillermo Burdisso subiu livre em escanteio e testou sem chances para Brenno: 1 a 1.
O Grêmio não se abalou com o gol sofrido e assumiu o controle da partida. Ferreira, mais uma vez, foi o grande nome do time de Tiago Nunes. Aos 20, ele cruzou, o goleiro Morales deu rebote e a bola sobrou para Churín, que desviou para fora. Um minuto depois, Ferreira resolveu. O camisa 11 recebeu na entrada da área, tocou para Rafinha e apareceu como um centroavante para cabecear o cruzamento perfeito do lateral-direito e colocar o time gaúcho em vantagem novamente.
Com 2 a 1, o Grêmio correu poucos riscos. O Lanús teve uma chance para empatar antes do intervalo. É verdade que foi uma grande oportunidade, aos 32. Após erro de Ruan, José Sand recebeu passe de Lautaro Acosta, e completamente livre, chutou por cima do gol de Brenno.A partida esquentou na reta final do primeiro tempo com duas entradas fortes, uma de cada lado. Primeiro, Rafinha deu chegada em Acosta e levou o amarelo. Depois foi a vez de Burdisso acertar Churín. A má notícia da etapa inicial tricolor foi a lesão de Thiago Santos, que sentiu dores na coxa direita e saiu aos 45 minutos para entrada de Maicon.
A vantagem não diminuiu a vontade marcar gols do Grêmio. A equipe gaúcha voltou para o segundo tempo ocupando o campo do Lanús para tentar ampliar a vantagem. Apesar do domínio, o Tricolor teve pouca criação ofensiva na etapa final. O lado positivo era que a equipe gaúcha também não sofria defensivamente e mantinha a vantagem sem sustos.O técnico Tiago Nunes mostrou, no entanto, que não estava satisfeito em apenas manter o 2 a 1 e mandou Diego Souza a campo na vaga de um apagado Churín aos 25. Na mesma troca entraram Darlan e Guilherme Azevedo nos lugares de Matheus Henrique e Luiz Fernando.
A entrada de Diego Souza deu resultado. Aos 32, o artilheiro deu uma de garçom e rolou para Ferreira empurrar para o gol e definir o placar de 3 a 1 para o Grêmio.
Comentários