As chuvas no Sul do país provocaram morte e transtornos em mais de 30 cidades de Santa Catarina. Depois de atingir o Rio Grande do Sul, com cenário caótico com enchentes e mais de 50 mortos, o sistema de chuva favoreceu a ocorrência de temporais em SC, começando entre a tarde e a noite da última segunda-feira nas regiões do Litoral Sul e partes do Planalto Sul. No Grande Oeste, a chuva ficou mais intensa a partir de quinta (2), chegando acompanhada de raios, vento e granizo.
Em balanço divulgado neste sábado (4), a Defesa Civil de Santa Catarina destacou os volumes de chuva registrados no Estado.Entre quarta (1°) e sábado (5), os acumulados entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul variaram de 100 a 200 milímetros, com pontuais que se aproximaram dos 250 milímetros.
Por conta das fortes chuvas, Santa Catarina teve diversas ocorrências relacionadas ao mau tempo, principalmente nas regiões mais próximas ao o Rio Grande do Sul. Foram atendidos casos de alagamentos, inundações e enxurradas, além de fortes ventos e até um tornado, que atingiu o município de Passos Maia.
Segundo a Defesa Civil, até esté sábado (4) um total de 33 cidades relataram ocorrências com a chuva. Quatro delas decretaram situação de emergência. As regiões Sul e Meio-Oeste foram as mais afetadas.
“Em termos de danos humanos, foi registrado um óbito no município de Ipira, após ter o carro arrastado por uma enxurrada”, informou a Defesa Civil em nota.
Além disso, foram registrados 193 desalojados e 46 desabrigados. Entre os municípios mais impactados estão Praia Grande, com 60 desalojados; São Carlos, com 40 desabrigados; e Capinzal, com 19 desalojados.
Em Caçador, uma rajada de vento causou a queda de pinheiros, que atingiram um veículo, deixando uma pessoa ferida.
Ainda conforme o órgão, entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, no Oeste, uma forte tempestade gerou um tornado na tarde da última segunda-feira (29), o que destruiu um bosque de eucaliptos. Outras cidades, como Orleans e Içara, bem como a rodovia que liga Piratuba a Ipira, tiveram deslizamentos e erosões.
Nível dos rios
Conforme o monitoramento da Defesa Civil, as chuvas provocaram elevação no nível de rios em diversas bacias hidrográficas de Santa Catarina. Na região do Litoral Sul, o Rio Mampituba atingiu nível de emergência nos municípios de Praia Grande e São João do Sul. Já, na bacia do Rio Araranguá, rios menores causaram enxurradas.
“As chuvas ocorridas em toda a bacia hidrográfica do rio Uruguai, provocaram inundações na divisa com o Rio Grande do Sul, atingindo níveis de emergência nos municípios de Itapiranga, Águas de Chapecó, São Carlos e Palmitos. Com a diminuição das chuvas, o Rio Uruguai entrou em recessão durante a sexta-feira (3), mantendo essa tendência ao longo deste sábado (4). Também foram registradas enxurradas no Grande Oeste, como em Concórdia, na bacia do Rio Jacutinga, e Ponte Serrada, Capinzal, Ipira e Piratuba, na região da foz do Rio do Peixe”, informou em nota a Defesa Civil.
Comentários