As chuvas que atingem Santa Catarina desde sábado (27) já causaram estragos em 30 municípios e uma morte. Os dados fazem parte do boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil nesta segunda-feira (29). A previsão é de que a chuva continue ao longo do dia, com risco de temporais, alagamentos e deslizamentos.
Já em Jaraguá do Sul, 40 pessoas estão desalojadas. Casas foram afetadas com pontos de alagamento e deslizamento.
Outra cidade que sofreu com a enxurrada nesse domingo foi São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. Os bairros mais afetados são Santa Tereza e Viracopos. Além disso, cinco famílias ficaram isoladas e foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Além disso, uma morte foi confirmada na cidade. A vítima é um adolescente, de 17 anos, que tentou atravessar um rio de bicicleta, mas foi arrastado pela água. O corpo foi localizado na madrugada desta segunda-feira (29). A perícia apura se o caso está relacionado com a chuva.
Por fim, em Itapoá, as equipes seguem atuando no restabelecimento dos danos causados pela chuva em 20 de janeiro. Ao menos 73 pessoas seguem desabrigadas. Os demais municípios seguem contabilizando os estragos.
O alerta para chuva continua nesta segunda-feira (29). Conforme a Defesa Civil, o risco é alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais no Sul do Estado e em parte da Grande Florianópolis. Já entre o Meio-Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral Norte, o risco é moderado.
De acordo com a Defesa Civil, a condição de abafamento e temporais ao final da tarde e a noite é típica do verão e ocorre rapidamente. Por isso, o órgão alerta para que, em caso de chuvas intensas, os moradores nunca transitem em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado.
Veja orientações da Defesa Civil em caso de chuvas
busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados
em casa, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro
Em caso de alagamentos:
evitar dirigir em locais alagados
atenção com crianças próximas a rios e ribeirões
inclinação de postes e árvores
rachaduras em muros ou paredes
Comentários