A previsão de chuva volumosa para os próximos dias gerou o alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos em algumas regiões de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, o tempo chuvoso, que inicia nesta quinta-feira (11) e deve permanecer até a próxima terça-feira (16), pode causar transtornos em algumas cidades, principalmente no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com acumulados que podem superar 350 mm.
Conforme a agência de meteorologia, os dias mais críticos serão sexta-feira (12) e sábado (13). O risco é de alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas nas partes em laranja do mapa, e de moderado nas áreas em amarelo. (veja imagem abaixo)
Até domingo (14), são esperados de 200 mm a 300 mm de chuva, com situações pontuais que podem superar os 350 mm.
As chuvas persistentes são causadas pela combinação de um sistema de alta pressão no oceano e instabilidades atmosféricas que devem atingir, principalmente, o litoral catarinense. A partir de terça-feira, o tempo deve mudar, com o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil.
Nas áreas litorâneas o tempo segue chuvoso ao longo de toda a sexta-feira, devido à permanência da circulação marítima. Com a persistência das chuvas ao longo do dia, mantém o risco moderado a alto para ocorrências nas áreas litorâneas, especialmente em trechos da Grande Florianópolis, Litoral Sul e Baixo Vale do Itajaí.
Nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens e são esperadas apenas pancadas isoladas, com risco baixo para ocorrências. As temperaturas voltam a subir entre o Oeste e Extremo Oeste, atingindo entre 28°C e 31°C. Dos planaltos ao litoral, as temperaturas variam entre 18°C e 25°C.
No sábado (13), a circulação marítima segue mantendo o tempo instável em toda faixa leste do Estado com chuva persistente — por vezes com forte intensidade e com elevados acumulados nas áreas litorâneas e regiões serranas próximas — com risco moderado a alto para ocorrências meteorológicas associadas a alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.
No restante das áreas, instabilidades atmosféricas também favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados durante o dia, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.
No domingo (14), permanece as condições para chuva persistente e volumosa nas regiões litorâneas. Além disso, a presença de instabilidades atmosféricas também favorece o desenvolvimento de temporais isolados pelo restante do Estado ao longo do dia.
Na segunda-feira (15), a aproximação de uma nova frente fria favorece a formação de temporais a partir das áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. No Litoral, a chuva ainda ocorre ao longo do dia, por vezes persistente e forte. Neste período, o risco é de moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.
Veja como se proteger
- Busque um local abrigado, longe das árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;- Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se: o banheiro em alvenaria é um local muito seguro;
- Na praia, jamais fique na água;
- Em caso de alagamentos, evite o contato com as águas, não dirija em locais e evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Comentários