A chuva que atinge Santa Catarina desde a noite de quarta-feira (16) provoca estragos, alagamentos e deslizamentos no Estado. São registrados transtornos em áreas da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Oeste catarinense. Em Presidente Getúlio, conforme informações de bombeiros voluntários, mais de 100 chamados foram feitos entre 22h desta quarta e a manhã de quinta. A enxurrada arrastou pessoas e os socorristas já confirmam mortes por conta disso. Um número oficial ainda não foi divulgado.
Em Ibirama, até o momento, há o registro de dois afogamentos. As vítimas foram conduzidas ao hospital da cidade e estão estáveis. Na unidade de saúde, há poucos servidores, devido a alagamentos e interdições nas vias públicas.
Na Grande Florianópolis, a cidade de Palhoça é uma das mais afetadas. Motoristas enfrentam problemas na região do Shopping Via Catarina, no bairro Passa Vinte, onde diversas ruas têm acúmulo de água, o que impede a passagem de veículos.
Em São José, a Defesa Civil informou ter registrado ocorrências de alagamento e deslizamentos de terra no bairro Forquilhas. Também houve um desmoronamento do muro de uma casa no bairro Colônia Santana. Não há registro de vítimas até o momento.
Na Capital, Florianópolis, houve formação de bolsões de água em algumas ruas dos bairros Rio Vermelho e Ingleses, no Norte da Ilha. A Defesa Civil está em campo para avaliar a situação.
A BR-101, na Grande Florianópolis, tem alagamento na altura do km 215, sentido Porto Alegre. A Via Expressa também tem pontos com água na pista.
No Vale do Itajaí, os problemas ocorrem na BR-470, que tem dois trechos interditados.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o km 116 está fechado em Ibirama, e não há alternativas. Ou seja, motoristas que chegam ao local precisam fazer o retorno.
Já no km 150, em Agronômica, um caminhão e um automóvel foram atingidos pelo delizamento de terra. Os veículos têm a opção de utilizar rota alternativa por dentro do bairro Barra do Trombudo.
Em diversos pontos, a BR-470 apresenta lâmina de água e lama sobre a pista, com deslizamento de terra e pedras. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi acionado, mas não há previsão para liberação da rodovia.
No Planalto Norte, houve apenas uma ocorrência em que sete eucaliptos caíram em uma estrada do interior de Itaiópolis, mas ninguém ficou ferido. O município teve cerca de 60 milímetros de chuva em um período de três horas e a Defesa Civil ainda faz o levantamento para saber se houve outros estragos. Já nas cidades do Norte, o órgão não realizou nenhum atendimento relacionado às chuvas da última noite.
Já no Oeste catarinense, a Defesa Civil faz a avaliação dos estragos na cidade de Ouro Verde, onde a garagem da prefeitura foi derrubada pelos fortes ventos. Apesar dos danos, ninguém ficou ferido. Em Abelardo Luz, houve queda de granizo, mas não foram registrados prejuízos.
Mais chuva em SC
A Defesa Civil catarinense alerta que a faixa entre o Centro e o Leste do Estado seguem com chance de temporais pelo menos até o meio-dia desta quinta-feira (17). Há risco de chuva intensa, ventania e queda de granizo. O órgão chama atenção para os perigos com alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Para sexta-feira (18) a previsão indica mudanças. O dia começa com tempo mais seco e presença do sol. Ao longo da tarde, no entanto, a nebulosidade ganha força, e o dia deve terminar com mais chuva e risco de novos temporais.
O alerta maior é na faixa Leste do Estado, Litoral Norte e Norte catarinense. Nas demais áreas a previsão é de chuvas isoladas. Ou seja, chove em alguns pontos e de forma passageira.
Comentários