O Corpo de Bombeiros de Itapiranga divulgou um relatório na noite deste domingo, 08, com informações da cheia do Rio Uruguai. O trabalho de monitoramento iniciou ainda na quarta-feira, 04, levando em consideração o volume de água registrado no afluente da barragem Foz de Chapecó.
No primeiro momento, iniciou-se um plano de contingência, informando a população de hora em hora sobre o nível do Rio Uruguai e orientando a população ribeirinha, edificações comerciais e residenciais localizadas até a cota de 9 metros. O pico de elevação desta primeira cheia ocorreu por volta das 11 horas do dia 05 de outubro, quando o nível atingiu a cota de 8,70 metros cima do normal. A partir dali, houve uma redução gradual do nível, retornando a casa dos 6,40 metros no sábado, 07, quando devido a um novo acúmulo de chuvas na bacia do Rio Uruguai, o nível voltou a subir.
Com a rápida elevação e a estimativa de uma vazão máxima em Foz de Chapecó, as autoridades emitiram um alerta hidrológico, informando sobre a possibilidade do nível do Rio Uruguai em Itapiranga atingir a cota de 12 a 13 metros acima do normal. Um comitê de crise foi instituído logo após o alerta em Itapiranga, unindo Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Regional de Defesa Civil, Polícia Militar, Prefeitura de Itapiranga e representantes de entidades do município. O município recebeu também apoio de quatro integrantes da Força Tarefa do 12º BBM, além de uma equipe de militares do 14º RC Mec do exército Brasileiro de São Miguel do Oeste.
Ainda na tarde de sábado, 07, moradores e comerciantes localizados na cota de até os 12 metros, foram orientados a retirar materiais e pertences. Aproximadamente 120 proprietários de edificações em área de risco foram orientados.
A cota máxima desta segunda elevação ocorreu às 15 horas deste domingo, 08, quando o nível atingiu a marca de 11,70 metros. Neste pico de elevação, foram atingidas 10 edificações comerciais e 11 residências.Os bombeiros também auxiliaram uma família na retirada de bens e móveis de sua residência na Avenida Beira Rio e realizaram entrega de lonas e materiais para proteção de bens a uma família na Linha Dourado, que teve a residência atingida pela água.
- Nível do Rio Uruguai atualizado às 20 horas deste domingo: 11,54 metros acima do normal, redução de 4 centímetros na última hora.
Comentários