Com duas semanas faltando para as comemorações do Dia dos Pais, no dia 13 de agosto, o comércio de Santa Catarina já deve se preparar para uma alta nos gastos dos consumidores. Isso porque a Pesquisa de Intenção de Compras da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) apontou que neste ano, em médio, R$ 194,77 serão gastos para presentar os pais.
O valor representa um aumento de 6% em relação ao ano anterior, sendo que a pesquisa busca orientar e preparar os empresários para lidarem melhor com a data, que movimenta quase todos os setores da economia.
Conforme os dados obtidos, 55% dos entrevistados afirmaram que as compras devem ficar concentradas durante a semana que antecede a data comemorativa, de 6 a 12 de agosto. Assim, os comerciantes ainda podem se preparar para o momento de maior intensidade nas vendas.
Consumidor deve priorizar lojas de rua
Ainda, os principais locais para compra escolhidos pelos consumidores serão as lojas de rua (59,4%), seguidas pelas lojas de shopping (21,4%) e das lojas virtuais (15,8%). Já os presentes mais procurados serão vestuários (51,2%), calçados/bolsa (19,3%) e perfumes e cosméticos (16,3%).
Presentear com alguma experiência também está nos planos dos entrevistados e em alta frente ao ano anterior. Cerca de 75% dos entrevistados informaram que pretendem realizar algum tipo de passeio na data, situação muito diferente de 2022, quando 56,1% relataram que não iriam. A opção de almoçar/jantar na casa de familiares foi a mais recorrente (44,7%) seguida da intenção de ir a um restaurante (21,9%).
Mais ‘dindin’ no bolso
A pesquisa mostra também que a situação financeira das famílias está melhor que no ano anterior para 46,1% dos entrevistados, um crescimento de 10%, e menor apenas do que o ano de 2019 (49,0%).
Além disso, 39,4% dos entrevistados relataram que estão em situação financeira equivalente a de 2022 e 14,4% em piores condições. Assim, em termos práticos, tais dados revelam uma significativa melhora na percepção média da situação financeira, tendo em vista que neste ano registrou-se o menor índice de “pior” da série histórica.
O estudo mostra ainda que o consumidor pretende reduzir a utilização de crédito, preferindo fazer as compras neste Dia dos Pais com a renda mensal (59,8%) ou usar o dinheiro já guardado para isso (12,2%). Cerca de 25% dos entrevistados deve optar por tomar crédito para presentear o pai no feriado.
Veja o que o consumidor leva em conta na escolha do presente
A Fecomércio aponta que, ao empresário, informações sobre a intenção dos clientes são fundamentais para que ele possa traçar um plano de ações e investir corretamente. Nesse ano, a preferência pelo melhor preço aumentou, saltando de 25,3% para 32,4%. Além disso, os quesitos promoções (22,7%) e qualidade do produto (22,1%) também impactam na escolha do produto, seguidos pelo atendimento (12,9%).
Ainda, os compradores revelam que a variedade de marcas (5,0%) e a facilidade no pagamento (4,4%) são ações comerciais valorizadas.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de junho e 5 de julho de 2023 e ouviu 2,1 mil pessoas. Foram escolhidos sete municípios de Santa Catarina, sendo eles Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.
Comentários