Catarinenses devem gastar mais na compra de presentes do Dia dos Pais, aponta pesquisa.

Pesquisa da Fecomércio com 2,1 mil consumidores indica que catarinenses devem gastar em média R$ 194,77 para presentar no dia dos pais.

Catarinenses devem gastar mais na compra de presentes do Dia dos Pais, aponta pesquisa.

Com duas semanas faltando para as comemorações do Dia dos Pais, no dia 13 de agosto, o comércio de Santa Catarina já deve se preparar para uma alta nos gastos dos consumidores. Isso porque a Pesquisa de Intenção de Compras da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) apontou que neste ano, em médio, R$ 194,77 serão gastos para presentar os pais.

O valor representa um aumento de 6% em relação ao ano anterior, sendo que a pesquisa busca orientar e preparar os empresários para lidarem melhor com a data, que movimenta quase todos os setores da economia.

Conforme os dados obtidos, 55% dos entrevistados afirmaram que as compras devem ficar concentradas durante a semana que antecede a data comemorativa, de 6 a 12 de agosto. Assim, os comerciantes ainda podem se preparar para o momento de maior intensidade nas vendas.

Consumidor deve priorizar lojas de rua

Ainda, os principais locais para compra escolhidos pelos consumidores serão as lojas de rua (59,4%), seguidas pelas lojas de shopping (21,4%) e das lojas virtuais (15,8%). Já os presentes mais procurados serão vestuários (51,2%), calçados/bolsa (19,3%) e perfumes e cosméticos (16,3%).

 

Presentear com alguma experiência também está nos planos dos entrevistados e em alta frente ao ano anterior. Cerca de 75% dos entrevistados informaram que pretendem realizar algum tipo de passeio na data, situação muito diferente de 2022, quando 56,1% relataram que não iriam. A opção de almoçar/jantar na casa de familiares foi a mais recorrente (44,7%) seguida da intenção de ir a um restaurante (21,9%).

Mais ‘dindin’ no bolso

A pesquisa mostra também que a situação financeira das famílias está melhor que no ano anterior para 46,1% dos entrevistados, um crescimento de 10%, e menor apenas do que o ano de 2019 (49,0%).

 

Além disso, 39,4% dos entrevistados relataram que estão em situação financeira equivalente a de 2022 e 14,4% em piores condições. Assim, em termos práticos, tais dados revelam uma significativa melhora na percepção média da situação financeira, tendo em vista que neste ano registrou-se o menor índice de “pior” da série histórica.

O estudo mostra ainda que o consumidor pretende reduzir a utilização de crédito, preferindo fazer as compras neste Dia dos Pais com a renda mensal (59,8%) ou usar o dinheiro já guardado para isso (12,2%). Cerca de 25% dos entrevistados deve optar por tomar crédito para presentear o pai no feriado.

Veja o que o consumidor leva em conta na escolha do presente

A Fecomércio aponta que, ao empresário, informações sobre a intenção dos clientes são fundamentais para que ele possa traçar um plano de ações e investir corretamente. Nesse ano, a preferência pelo melhor preço aumentou, saltando de 25,3% para 32,4%. Além disso, os quesitos promoções (22,7%) e qualidade do produto (22,1%) também impactam na escolha do produto, seguidos pelo atendimento (12,9%).

 

Ainda, os compradores revelam que a variedade de marcas (5,0%) e a facilidade no pagamento (4,4%) são ações comerciais valorizadas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de junho e 5 de julho de 2023 e ouviu 2,1 mil pessoas. Foram escolhidos sete municípios de Santa Catarina, sendo eles Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

 

 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.